Autárquicas: PS/Matosinhos critica autarcas do partido que apoiam Guilherme Pinto

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 01 jun (Lusa) -- A Comissão Política Concelhia do PS/Matosinhos criticou hoje a "forma abrupta" como cinco presidentes de junta de freguesia socialistas decidiram "abandonar o partido" para apoiar a candidatura independente do autarca Guilherme Pinto.

"Tendo conhecimento do apoio declarado por cinco presidentes de junta de Matosinhos, eleitos pelo PS em 2009, a uma candidatura independente à Câmara e adversária do PS nas próximas eleições, o PS/Matosinhos vem manifestar a sua surpresa em relação a esta tomada de posição", lê-se num comunicado enviado à Lusa.

O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, eleito pelo PS em 2009 e entretanto já desfiliado, completou na sexta-feira a recolha das quatro mil assinaturas obrigatórias para avançar como candidato independente à autarquia, apresentando como últimos signatários seis presidentes de junta de freguesia, dos quais cinco foram eleitos pelo PS e um pelo PSD/CDS-PP.

"O PS de Matosinhos não compreende por que motivo estes presidentes de junta decidiram abandonar o seu partido de forma abruta", acrescenta.

Contactado pela Lusa, Ernesto Páscoa afirmou que, até ao momento, apenas o autarca da freguesia de Leça da Palmeira "abandonou o partido", sendo que os restantes quatro "não o fizeram".

"Os estatutos [do partido] são claros e entre as várias medidas sancionatórias previstas, no limite, serão expulsos", disse.

Ernesto Páscoa referiu, contudo, "presumir que os quatro [autarcas] vão também abandonar o PS", adiantando que será dado "um prazo de bom senso, de 15 dias" para que o façam.

O PS/Matosinhos adianta também que "respeitará esta decisão e seguirá, sem alterações, o rumo que tinha traçado para vencer as eleições autárquicas", sendo que "a escolha dos candidatos do partido às juntas de freguesia do concelho será feita com serenidade e respeitando a vontade dos seus militantes, tal como aconteceu com a escolha do candidato à Câmara municipal".

Ernesto Páscoa lembra ainda que "a maioria" dos cinco autarcas em causa "fez questão de marcar presença na apresentação pública do candidato do PS à Câmara, António Parada, manifestando-lhe o seu apoio".

Guilherme Pinto é presidente da Câmara matosinhense há oito anos (dois mandatos), tendo encabeçado listas do PS, partido que para as autárquicas deste ano decidiu apoiar o atual presidente da Junta de Matosinhos, António Parada.

JAP (PYT) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.