Atriz brasileira Maria Ribeiro lança livro de crónicas em Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 set (Lusa) -- O livro de crónicas 'Trinta e Oito e Meio", da brasileira Maria Ribeiro, lançado hoje em Lisboa, é um retrato de uma perceção do mundo, do processo de amadurecimento e da aprendizagem da vida, segundo a autora da obra.

"Penso que o livro é um retrato de uma perceção do mundo", declarou à Lusa a escritora, documentarista e atriz Maria Ribeiro, uma carioca de 40 anos.

"Trinta e oito e meio" é o primeiro livro da atriz brasileira a ser publicado.

De acordo com Maria Ribeiro, o livro aborda o seu processo de amadurecimento e de como aprendeu a viver, referindo ainda que começou a escrever as crónicas aos 33 anos, grávida do seu segundo filho, e terminou aos 38 anos e meio, daí o nome da obra.

"Acho que até aos trinta anos você vai vivendo. Eu achava tudo muito difícil. Com trinta, fui elaborando tudo o que vivi até então. O livro é o que tenho para ensinar como viver, como se aceitar. Eu tenho um grande público jovem, de 20 anos e tal, que me agradecem e identificam-se (com o que escreve)", referiu ainda Maria Ribeiro.

"Talvez, por ser tão verdadeiro e franco, ilumine algumas pessoas", sublinhou a autora, que também é licenciada em Jornalismo.

O lançamento do livro 'Trinta e Oito e Meio', editado pela Tinta da China, realiza-se hoje na Livraria Bertand Picoas e contará com a presença da jornalista e poetisa Matilde Campilho.

Maria Ribeiro, que participou no filme "Tropa de Elite" (1 e 2), declarou que sempre leu muito crónicas e que este é um formato que a encanta, pois "fica entre o jornalismo e a dramaturgia".

"Eu sou atriz, adoro ficção, adoro participar nas histórias dos outros, mas tenho também um enorme prazer também na realidade, sou documentarista. Penso que a crónica tem esse encontro do jornalismo com o formato literário, que tem um recorte mais poético sobre os acontecimentos do quotidiano", acrescentou.

Segundo a autora, o livro -- lançado em 2015 no Brasil - é uma coletânea de crónicas escritas para a revista TPM e para jornal O Globo, meios de comunicação brasileiros que Maria Ribeiro colabora regularmente.

Os temas das crónicas são muito variados, como assuntos relacionados com o seu quotidiano, a maternidade, os dois casamentos e a perda do pai, ou ainda reflexões sobre temas mais gerais, do mundo.

A atriz, que participou recentemente na novela da Globo 'Império', disse que vai continuar a sua jornada pela escrita.

"Tenho o projeto para um livro de cartas, que eu devo lançar o ano que vem, que se chama '40 cartas e um e-mail que nunca mandei". Por enquanto é isso", afirmou.

Atualmente, apresenta o programa de debates 'Saia Justa', no canal a cabo brasileiro GNT, e participou recentemente num filme da diretora brasileira Laís Bodanzky, intitulado "Como Nossos Pais", que deve ser lançado no próximo ano.

A atriz também já participou em mais de dez filmes e vinte novelas.

CSR // PJA

Lusa/fim

+ notícias: País

Pescadores e taxistas criticam a falta de apoios do Governo

O aumento do preço dos combustíveis está a causar incertezas em vários setores. Os pescadores estão preocupados e temem ter de aumentar o preço do pescado. Já os taxistas queixam-se da falta de lucro, uma vez que não é possível aumentar o preço das viagens. Os profissionais consideram os apoios do governo insuficientes e pedem mais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.