Não é certo que haja este ano Orçamento retificativo devido à CGD

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 31 set (Lusa) - O primeiro-ministro afirmou hoje que não é certo que tenha de haver este ano um Orçamento retificativo devido à capitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas, caso haja, disse contar que seja aprovado no parlamento.

"Não vejo que haja problemas. Mas se houver um retificativo, como é sabido, é exclusivamente devido à capitalização da CGD. Mas nem é seguro que seja este ano que tenha de haver", declarou António Costa aos jornalistas, no final de uma receção à Delegação Paralímpica de Portugal, no antigo Museu dos Coches, em Lisboa.

Questionado se conta com PCP e Bloco de Esquerda para a aprovação de um eventual Orçamento retificativo, o primeiro-ministro respondeu: "Se tiver de haver, conto que seja aprovado na Assembleia da República".

A este propósito, o primeiro-ministro comparou a gestão orçamental do seu Governo com a da anterior governação PSD/CDS-PP: "Há uma coisa que podemos ter certa, será a primeira vez que não haverá nenhum retificativo em muitos anos por incumprimento ou por uma deficiente gestão orçamental".

"Se tiver de haver retificativo será exclusivamente para podermos cumprir esta garantia que demos aos portugueses de que continuarão a contar com a sua CGD como o grande pilar de estabilidade do nosso sistema financeiro e com um capital 100% público", reiterou.

Instado a deixar uma mensagem à nova administração do banco público, António Costa desejou-lhes "bom trabalho e que retribuam devidamente o investimento que o acionista, que são todos os contribuintes portugueses, fazem na CGD".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Ministro da Agricultura admite que Banco de Fomento não está a corresponder 

O Ministro da Agricultura e das Pescas diz que o Banco de Fomento não tem a utilidade que devia ter.
Apesar da crítica, José Manuel Fernandes espera que, no futuro, venha a ser um instrumento mais vantajoso, lembrando que é importante executar os fundos europeus para que não haja cortes orçamentais nos próximos anos.

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.