Estar em festivais é "absolutamente fundamental" para o cinema português

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 31 ago (Lusa) - O realizador Marco Martins fará a estreia mundial do filme "São Jorge", na quinta-feira, no festival de Cinema de Veneza, um dos lugares que considera importantes para a sobrevivência do cinema fora de Portugal.

O festival de Cinema de Veneza (Itália) começa hoje e contará com a estreia de "São Jorge", na quinta-feira, na abertura da secção competitiva "Orizzonti", dedicada às "novas tendências do cinema mundial".

Em "São Jorge", o ator Nuno Lopes é um pugilista, desempregado de longa data, que aceita trabalhar numa empresa de cobranças difíceis, para pagar as suas próprias dívidas.

Em entrevista à agência Lusa, Marco Martins contou que a presença em festivais internacionais se tornou "absolutamente fundamental para a vida dos filmes portugueses, porque o universo dos espectadores e o universo de salas em Portugal é cada vez mais reduzido".

Este é o ano em que, só para citar dois exemplos, Leonor Teles conquistou o Urso de Ouro em Berlim, com a curta-metragem "Balada de um batráquio", e João Pedro Rodrigues foi eleito o melhor realizador do festival de Locarno, com "O ornitólogo".

Em 2014, Pedro Costa conquistou aquele prémio em Locarno, com "Cavalo Dinheiro", e, em 2012, João Salaviza arrecadou o Urso de Ouro com a curta "Rafa".

"Para o filme ter uma vida e ser visto, tem de ser visto fora de Portugal, tem de ter uma vida que transcenda as salas portuguesas. E isso só pode acontecer através da exibição em festivais, onde estão distribuidores e exibidores internacionais que podem agarrar no filme e fazer isso", opinou Marco Martins.

O realizador lamentou a "grande dificuldade de comunicação" do cinema português, "de encontrar o seu público". "Ele existe, mas é muito difícil chegar até ele", disse.

Quanto a "São Jorge", Marco Martins explicou que quis fazer "um documentário mascarado de ficção", a partir de muita pesquisa sobre pugilismo, clubes de boxe e os efeitos da crise económica no país, do ponto de vista social.

"Quando há uma grande crise, às vezes não há um rosto dessa crise. Havia um bocado a procura desse rosto, dessas pessoas que estavam a viver essa crise", disse o realizador.

Coproduzido entre Portugal e França, "São Jorge" foi rodado nos bairros da Bela Vista (Setúbal) e Jamaica (Seixal), com atores profissionais e não profissionais e, apesar de ser "muito documental em certos momentos", é também quase "um policial negro", feito a quatro mãos entre o realizador e o escritor Ricardo Adolfo.

"São Jorge" tem a estreia mundial no festival de Veneza e foi escolhido para a abertura da secção "Orizzonti", uma visibilidade que já lhe garantiu a compra para exibição internacional por uma distribuidora francesa. Em Portugal deverá estrear-se em novembro.

"São Jorge" é a terceira longa-metragem de ficção de Marco Martins, depois de "Alice" (2005), também protagonizada por Nuno Lopes, e "Como desenhar um círculo perfeito" (2009), ambos premiados.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.