Reservas de sangue em baixo para alguns grupos sanguíneos

Reservas de sangue em baixo para alguns grupos sanguíneos
| País
Porto Canal (AYQ) com Lusa

As reservas dos grupos O-, B- e AB- estão em baixo, chegando para muito poucos dias. O Instituto Português do Sangue e da Transplantação alerta para a falta destes tipos de sangue.

Os restantes grupos sanguíneos (0+, A+, A-, B+ e AB+) não provocam grandes preocupações, tendo reservas suficientes para sete dias.

Hélder Trindade, presidente do instituto, em declarações à agência Lusa, afirma que existem atualmente reservas destes tipos de sangue para cinco dias, o que “é normal para a época” de férias, em que se costuma registar uma quebra nas dádivas. O presidente ressalvou que as reservas são maiores (para 17 dias) se for contemplado o sangue que consta dos hospitais, que efetuam as suas próprias colheitas. termina dizendo que “não estamos numa situação dramática”.

Para ser dador de sangue, as pessoas devem estar em bom estado de saúde, manter hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e ter entre 18 e 65 anos. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, o limite de idade para uma primeira dádiva é aos 60 anos. A doação pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Para saber onde pode contribuir é possível consultar o site através do endereço www.dador.pt

 

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.