IEFP tinha conhecimento de fraudes nos estágios profissionais

| País
Porto Canal (AYQ)

Em 2014, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) recebeu um email com um alerta de uma estagiária. O processo ficou sete meses sem resposta.

O Jornal de Notícias (JN) denunciou, esta sexta-feira, que o IEFP já teria conhecimento da situação dos pagamentos para realizar estágios profissionais. Em causa estão estagiários que terão sido obrigados a pagar para realizarem o seu estágio profissional.

O caso, relatado no JN, ocorreu em Lisboa, envolvendo uma estagiária que terá denunciado falta de pagamento, em 2014, e até ao momento não terá recebido o dinheiro. O IEFP demorou sete meses a responder ao primeiro email enviado pela estagiária, não estando ainda a situação resolvida. O instituto terá, a 23 de janeiro de 2015, enviado um ofício à empresa para que pagasse o valor em dívida à estagiária num prazo máximo de dez dias. A 17 de março, ainda sem resposta, a jovem terá recorrido ao Ministério do Trabalho e Segurança Social. Apenas em maio obteve uma resposta, afirmando que “o IEFP não se pode substituir à Entidade e proceder ao pagamento das bolsas em atraso”. A entidade teria 60 dias para proceder ao pagamento, caso contrário, seguiria para cobrança coerciva.

Desde o início da semana, o IEFP já recebeu três queixas formais, sendo que duas delas já seguiram para o Ministério Público.

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".