Passadiços do Paiva reabrem parcialmente ao público na sexta-feira

Passadiços do Paiva reabrem parcialmente ao público na sexta-feira
| Norte
Porto Canal (AYQ) com Lusa

Os Passadiços do Paiva reabrem parcialmente ao público na próxima sexta-feira, segundo anúncio da Câmara Municipal de Arouca. O incêndio da passada semana destruiu parcialmente os passadiços, no entanto, o troço entre Espiunca e a Praia do Vau estará aberto ao público.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia adiantou que quatro dos oito quilómetros dos passadiços têm segurança garantida e que os visitantes poderão fazer o percurso de igual forma. "Esta extensão dos passadiços não apresenta qualquer risco e implicou apenas uma reorganização logística, de forma a que a entrada dos visitantes passe a processar-se apenas pela zona da Espiunca", explica José Artur Neves.

O preço de acesso aos passadiços mantém-se em um euro por pessoa e obriga a marcação antecipada online na Central de Reservas dos Passadiços do Paiva - que, tendo sido encerrada a semana passada por altura do incêndio que destruiu 170 dos 328 quilómetros quadrados do concelho, também regressará ao seu normal funcionamento esta quinta-feira.

Quanto à restante extensão do percurso, o presidente da Câmara ainda não tem data definida para a sua reabertura, mas está já em negociações com o empreiteiro responsável pela obra com vista à reedificação das áreas queimadas do passadiço. "Essa parte do trajeto implica mais cuidados, porque o incêndio afetou a estabilidade das pedras e temos que avaliar muito bem a segurança das escarpas para evitar riscos de derrocada, sobretudo no inverno, com as chuvas", afirma José Artur Neves.

O autarca revela que “deve ser coisa para ainda demorar uns meses e só depois disso é que permitiremos o acesso à extensão total da estrutura".

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.