Atividade industrial da China cresceu em maio pelo oitavo mês consecutivo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 01 jun (Lusa) -- A atividade da indústria manufatureira da China manteve a tendência de crescimento em maio, pelo oitavo mês consecutivo, indicam dados oficiais hoje divulgados, contrariando o indicador do HSBC que apontava para uma contração do setor.

O Purchasing Managers Index (PMI na sigla em inglês), elaborado pela Federação de Logística e Aquisições da China, situou-se nos 50,8 pontos em maio -- traduzindo uma ligeira subida face aos 50,6 pontos registados em abril.

Quando se encontra acima dos 50 pontos, o PMI sugere uma expansão do setor, pelo que se situar abaixo dessa barreira pressupõe uma contração em termos do nível de atividade.

A modesta subida em maio, assim como a estabilidade de outros subíndices "fazem com que a recuperação da economia chinesa seja ainda mais óbvia", defendeu Zhang Liqun, analista do Centro de Investigação e Desenvolvimento do Conselho de Estado chinês.

O subíndice relativo à produção, que marca a tendência do PMI, aumentou de 52,6 em abril para 53,3 pontos em maio. Destacado pelo especialista do Conselho de Estado foi um outro indicador -- o referente à compra de matérias-primas --, dado que, após cair em abril, recuperou cinco pontos atingindo 45,1 pontos em maio, reflexo de "uma melhoria da expectativa do mercado".

Os dados oficiais hoje publicados contradizem o PMI da instituição bancária HSBC, que leva a cabo esta medição em países com economias emergentes e que situou a atividade industrial da China em 49,6 pontos, o que indicava que o PMI ficou abaixo dos 50 pontos primeira vez que desde outubro e traduzia uma contração na atividade das fábricas do gigante asiático.

Este indicador, publicado pelo Hong Kong & Shanghai Bank Corporation, há uma semana, provocou uma quebra brusca nos mercados internacionais, incluindo na bolsa de Tóquio, cujo principal índice, o Nikkei, chegou a cair mais de 7 %.

O PMI da instituição bancária e o publicado pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (como hoje, ao 1.º dia de cada mês), elaborados através de inquéritos às grandes indústrias, nem sempre coincidem, sendo que, em algumas ocasiões, um mostrou expansão e outro contração no mesmo mês.

O PMI oficial baseia-se nas respostas facultadas no âmbito de um inquérito realizado junto de gestores de mais de 3.000 empresas manufatureiras de 31 setores industriais do país, sendo considerado um barómetro para avaliar a atividade da indústria do gigante asiático.

Já o inquérito levado a cabo pelo HSBC foca-se principalmente nas pequenas e médias empresas do setor privado, enquanto o oficial tem maior incidência sobre as grandes companhias e sobre as estatais, o que explica as diferenças.

DM // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Insólito. Mulher filmada a dormir no compartimento de bagagem de um avião

O caso insólito ocorreu num voo da companhia aérea Southwest Airlines, com sede nos Estados Unidos da América, e o vídeo do momento já soma milhões de visualizações. A mulher foi filmada no interior de um compartimento de bagagem do avião.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.