Novos tornados em Oklahoma deixam pelo menos cinco mortos

Novos tornados em Oklahoma deixam pelo menos cinco mortos
| Mundo
Porto Canal

Vários tornados atingiram, esta sexta-feira, o estado norte-americano de Oklahoma deixando pelo menos cinco mortos e duas dezenas de feridos numa zona que foi devastada, há apenas dez dias, por um violento tornado que matou 24 pessoas, informou a imprensa local.

Além do alerta emitido para a área de Oklahoma City, onde 50 mil clientes ficaram sem eletricidade, foram também advertidas para a emergência de tornado outras cidades do mesmo estado.

As autoridades norte-americanas encerraram o aeroporto local, que mais tarde também sofreu um 'apagão'.

No portal do aeroporto explica-se que os passageiros foram transferidos para os túneis subterrâneos e que se procedeu ao cancelamento tanto voos de chegada como de partida.

O tornado que atingiu a região há apenas alguns dias, que atingiu a categoria mais elevada (EF-5), arrasou cerca de 27 quilómetros nos arredores de Oklahoma City, destruindo edifícios inteiros, duas escolas e um hospital em apenas 50 minutos.

As autoridades locais estimaram os danos provocados pelo tornado entre 1.500 e 2.000 milhões de dólares, calculando que o fenómeno tenha afetado perto de 36 mil cidadãos e destruído completamente 1.200 casas.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.