Barrinha de Mira vai ser desassoreada por intervenção da Polis Ria de Aveiro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Mira, Coimbra, 29 jul (Lusa) - A sociedade Polis da Ria de Aveiro submeteu uma candidatura para desassoreamento da Barrinha de Mira ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), disse hoje a Câmara de Mira.

Designada "Desassoreamento da Barrinha de Mira com Transposição de Sedimentos para o Litoral", a candidatura surge no âmbito do aviso PO SEUR 09-2016-48 - Proteção do Litoral e, segundo o presidente da autarquia de Mira, Raul Almeida, "é o culminar de um processo negocial, integrador e convergente, com vista à concretização entre a Polis da Ria de Aveiro, o Município de Mira e demais entidades com competência sobre o sistema hídrico em que se insere a Barrinha de Mira, do respetivo desassoreamento e reposição da qualidade ambiental desta lagoa costeira".

A intervenção consiste na remoção de uma camada do fundo da Barrinha e transposição desses sedimentos para o litoral, com a respetiva deposição na zona de rebentação, sendo a reposição realizada a partir do esporão da Praia de Mira.

"A operação de Desassoreamento da Barrinha de Mira com transposição de sedimentos para o litoral consiste na remoção de uma camada de 0,30m de espessura do seu fundo, a qual corresponde a um volume de 96.116 m3 de sedimentos, numa área total de 333.285 m2, e a sua deposição na zona de rebentação (praia imersa), sendo a repulsão efetuada a partir da cabeça do esporão da praia de Mira, para barlamar, de forma a reforçar a deriva litoral", esclarece a Sociedade Polis da Ria de Aveiro.

Ainda segundo nota divulgada na sua página da Internet, a Polis de Aveiro esclarece que "a dupla função de, por um lado desassorear a lagoa, como essencial para a recuperação e valorização dos ecossistemas e para a prevenção de cheias, e, por outro, reforçar a praia com os sedimentos provenientes do desassoreamento, apresenta-se como uma solução técnica bastante adequada e sustentável para proteção costeira em zona de risco".

De acordo com fonte do município, "esta é a metodologia que melhor servirá os interesses em jogo, do ponto de vista ambiental", uma vez que possibilita, em simultâneo, o desassoreamento da Barrinha e o reforço da deriva litoral, em virtude da deposição dos sedimentos numa zona afetada por uma progressiva erosão costeira.

Os trabalhos de desassoreamento serão também importantes para travar a invasão da Barrinha por jacintos-de-água, uma espécie invasora que ameaça o ecossistema da lagoa.

"Foi com grande alegria que recebemos esta notícia, uma vez que se trata de uma intervenção de extrema importância para o município. Neste sentido, agradecemos à Administração da Sociedade Polis Litoral da Ria de Aveiro a concretização desta candidatura, entidade com a qual temos mantido uma excelente e profícua relação", afirma Raul Almeida.

O autarca salienta ainda que, "desde a tomada de posse do atual executivo municipal, foram regularizadas todas as quantias em divida à sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro (que ascendiam a mais de 400.000 euros), o que permitiu criar as condições necessárias para a concretização de mais investimentos daquela entidade no Município de Mira, os quais - entre a obra executada e os projetos ora submetidos - ascendem a mais de três milhões de euros".

A Polis Litoral Ria de Aveiro - Sociedade de Requalificação e Valorização da Ria de Aveiro, SA, é uma entidade de capitais exclusivamente públicos, com maioria do Estado (56%), que tem como missão a operacionalização da intervenção de requalificação e valorização da Ria de Aveiro.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).