Governo garante que o Orçamento tem margem para acomodar quaisquer riscos da execução orçamental

Governo garante que o Orçamento tem margem para acomodar quaisquer riscos da execução orçamental
| Política
Porto Canal com Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros assegurou hoje que "o Orçamento do Estado tem medidas bastantes para servirem de margem de segurança para acomodar quaisquer riscos" da execução orçamental, aguardando com serenidade o início do processo sobre fundos estruturais.

Na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros de hoje, Augusto Santos Silva começou por afirmar que o Governo se congratulou com o cancelamento de multas para Portugal e Espanha, recomendadas quarta-feira pela Comissão Europeia.

"Toda a execução orçamental comporta alguns riscos, nós temos que estar preparados para a evolução da economia, mas o Orçamento do Estado tem medidas bastantes para servirem de margem de segurança para acomodar quaisquer riscos", assegurou, depois de referir que a execução orçamental do primeiro semestre foi "muito boa" .

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, "o Conselho de Ministros tomou boa nota do facto de a Comissão Europeia considerar que as medidas apresentadas no Orçamento do Estado são as indicadas para comportar quaisquer riscos que a execução orçamental venha ainda a ter no decurso deste ano".

Sobre a questão dos fundos estruturais, Santos Silva garantiu que o Governo aguarda "com toda a serenidade o início desse processo", que implica um diálogo a partir de setembro, esperando que a razão que o executivo viu ser corroborada pela Comissão Europeia a propósito das sanções seja a mesma que Portugal veja ser reconhecida a propósito deste tema.

"O Conselho de Ministros tomou boa nota do facto de a Comissão Europeia considerar que as medidas apresentadas no Orçamento do Estado são as indicadas para comportar quaisquer riscos que a execução orçamental venha ainda a ter no decurso deste ano", enfatizou.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.