Um morto, um rapto e um incêndio nas presidenciais em Madagáscar

| Mundo
Porto Canal / Agências

Antananarivo, 25 out (Lusa) -- Um chefe de distrito foi morto hoje numa assembleia de voto no sul de Madagáscar, algumas horas depois do início da primeira volta das eleições presidenciais, indicou uma fonte governamental à agência France Presse.

"Em Benenitra, cerca das 07:30 (05:30 em Lisboa), um chefe de 'fokontany' (distrito malgaxe) foi morto na assembleia de voto. As pessoas entraram em pânico, o que interrompeu as eleições. Mas mudámos a assembleia de voto e a votação já foi retomada", indicou a mesma fonte.

Foram registados dois outros incidentes, o rapto de uma pessoa numa assembleia de voto na circunscrição de Bezaha (sul) e o incêndio de uma outra assembleia em Tsaratanana (norte).

Em ambos os casos, foi mudado o local da votação e a eleição continuou, segundo a fonte contactada pela AFP.

No resto do país, a votação decorre sem problemas.

Perto de oito milhões de malgaxes foram hoje chamados às urnas para participarem em presidenciais que visam acabar com a crise política e económica no país desencadeada pelo golpe de Estado de 2009.

"A votação está a decorrer de modo pacífico e muito calmo. Não tivemos qualquer protesto ou reclamação por parte dos delegados dos partidos políticos", afirmou a chefe da missão dos observadores europeus, Maria Munis de Urquiza, cinco horas depois da abertura das urnas e alguns minutos antes do anúncio dos referidos incidentes.

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.