Mais de 700 imigrantes alcançam costas italianas nas últimas horas

Mais de 700 imigrantes alcançam costas italianas nas últimas horas
| Mundo
Porto Canal

Cerca de 775 imigrantes foram localizados nas últimas horas a bordo de cinco embarcações no Canal da Sicília, tendo sido conduzidos à ilha italiana de Lampedusa e a outras localidades da área, informou a Guarda Costeira.

As embarcações da Marinha italiana, que foram enviadas para o Canal da Sicília, no âmbito da operação "Mare Nostrum" de ajuda a imigrantes, socorreram durante a madrugada de hoje dois barcos, cada um com 200 pessoas a bordo, junto à costa da ilha de Lampedusa.

Na noite de quinta-feira, duas lanchas da Guarda Costeira italiana recolheram 200 imigrantes de um barco, em que entrava água, a 25 milhas de Lampedusa, e entre os quais se incluíam 53 menores e 39 mulheres, algumas das quais grávidas.

Uma patrulha resgatou também, durante a madrugada, 95 imigrantes eritreus a 103 milhas de Lampedusa, enquanto um barco mercantil colaborou no resgate de 80 outros que estavam a bordo de uma embarcação à deriva.

Do total de 775 pessoas, 201 foram encaminhadas para o centro de acolhimento da ilha de Lampedusa, a "rebentar pelas costuras", segundo as autoridades, dado que conta com 718 imigrantes e tem uma capacidade para alojar apenas 250.

Os restantes imigrantes vão ser conduzidos para outros centros na Sicília.

Este é o maior resgate de imigrantes desde o início da missão humanitária de vigilância no Mediterrâneo, posta em marcha pelo Governo italiano após os trágicos naufrágios, que resultaram em mais de 400 mortos, a 03 de outubro passado, ao largo de Lampedusa, e a 11 de outubro, em águas maltesas.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.