Trump reitera intenção de construir muro na fronteira com o México

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cleveland, Estados Unidos, 22 jul (Lusa) -- O magnata Donald Trump reiterou hoje a intenção de construir um muro na fronteira com o México, no discurso em que aceitou a nomeação como candidato do Partido Republicano à Casa Branca.

"Vamos construir um grande muro para pôr fim à imigração ilegal, para pôr fim aos gangues e à violência, para impedir a entrada da droga", afirmou Trump, num discurso que encerra hoje a Convenção Republicana, em Cleveland, no estado do Ohio.

Durante a campanha antes das primárias republicanas, Trump prometeu que se for eleito, construirá um muro na fronteira mexicana, pago pelo México, para impedir a imigração ilegal. Também manifestou a intenção de expulsar dos Estados Unidos os 11 milhões de imigrantes ilegais que trabalham e vivem no país.

Donald Trump foi esta terça-feira nomeado oficialmente candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de 08 de novembro nos Estados Unidos.

Ao longo dos últimos 12 meses, o mediático e controverso milionário quebrou todas as regras do politicamente correto, mudou o curso da campanha presidencial, deixou para trás todos os seus concorrentes e impôs-se ao eleitorado do 'Grand Old Party' (GOP, como o Partido Republicano é conhecido) nas eleições primárias.

O magnata de 70 anos, que fez fortuna no setor imobiliário e que nunca ocupou qualquer cargo político, já tinha considerado por diversas vezes avançar com uma candidatura presidencial, mas só este ano concretizou a intenção.

FV (MSE/ SCA) // MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.