Varandas do centro histórico de Vila Real são palco para concerto no dia 27

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 19 jul (Lusa) -- As varandas do centro histórico de Vila Real vão servir de palco, no dia 27, para um concerto integrado no projeto "Mátria - uma ópera para o Douro", anunciou hoje a organização.

A iniciativa "Banda à varanda" vai distribuir os músicos por diferentes varandas dos edifícios do Largo da Capela Nova, na cidade de Vila Real, e lançar o desafio de "pôr toda a gente a olhar para cima".

Os promotores da iniciativa explicaram hoje, em comunicado, que a performance se inspira no universo mais tradicional das bandas filarmónicas mas projeta-se para novas sonoridades.

A música foi escrita por dois jovens compositores, nomeadamente Ângela da Ponte, com doutoramento em Composição pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e Fábio Videira, que está a concluir o mestrado, também em Composição, no Real Conservatório de Antuérpia, na Bélgica.

Os dois músicos dizem que este concerto é "um desafio sonoro em construção e que vai exigir do público recetividade e espírito criativo para entrar no ambiente sonoro".

"Banda à Varanda" conta com a participação de músicos das bandas de Mateus, Portela, São Mamede de Ribatua e da Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Música de Vila Real.

Os moradores e comerciantes do Largo da Capela Nova cederam as suas varandas para a realização do evento.

Este concerto faz parte da programação de Vila Real Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016 e está integrado no projeto Mátria, que tem como objetivo principal a criação de uma ópera baseada na obra de Miguel Torga.

O projeto é coordenado por Eduarda Freitas, também autora do libreto, e tem como entidade promotora a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Para o vice-reitor Artur Cristóvão, "o Mátria é um projeto de território, que se constrói com o envolvimento ativo dos atores culturais da comunidade".

"Com a iniciativa 'Banda à Varanda' mostra-se e promove-se um importante recurso cultural desta região, as suas bandas de música. Assim se faz cultura e se anima o território", salientou o responsável.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.