Grupo Estado Islâmico divulga vídeo com suposto autor de ataque na Alemanha

| Política
Porto Canal com Lusa

Redação, 19 jul (Lusa) - O grupo extremista Estado Islâmico divulgou hoje um vídeo em que alegadamente surge o autor do ataque num comboio alemão na segunda-feira, afirmando que iria perseguir o que chama de países infiéis.

Com legendas em árabe, o vídeo supostamente mostra o afegão de 17 anos que na segunda-feira atacou com um machado os passageiros de um comboio regional, causando 11 feridos.

Nas imagens difundidas pela agência Amaq, ligada ao grupo extremista, "Mohammed Riyadh", de faca na mão, ameaça que vai levar a cabo uma operação na Alemanha e declara-se "soldado do califado".

"Vou degolar-vos com esta faca e cortar-vos o pescoço com machados", declara o homem no vídeo, cuja autenticidade ainda não foi comprovada.

O Estado Islâmico tinha afirmado hoje que o afegão, abatido a tiro pela polícia, era um dos combatentes do grupo extremista.

Um desenho de uma bandeira do grupo extremista Estado Islâmico foi encontrado no quarto do cidadão afegão, disse hoje o ministro do Interior alemão.

O ministro disse ao canal de televisão pública ZDF que, além do desenho da bandeira do Estado Islâmico, o jovem afegão gritou "Allhah Akbar" quando atacava os passageiros do comboio regional em Wuerzburg, na Baviera, com um machado e uma faca.

APN (PSP) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.