Costa elogia acordo no Porto diz que partidos não se afirmam na mesquinhez do aparelho

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 22 out (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, elogiou hoje a coligação feita pelo PS na autarquia do Porto, considerando que os "partidos não se afirmam na mesquinhez e mediocridade do aparelho" mas ao "assumir responsavelmente o seu papel".

António Costa falava aos jornalistas à entrada para a tomada de posse do novo executivo da Câmara do Porto, tendo sido questionado pelos jornalistas sobre o acordo para o Governo da cidade do Porto alcançado entre o presidente eleito, o independente Rui Moreira e o socialista Manuel Pizarro, onde ficou decidido atribuir "pelouros a vereadores eleitos" pelo PS.

"Eu não me quero naturalmente imiscuir nas questões internas do PS/Porto, mas acho que os partidos não se afirmam na mesquinhez e na mediocridade do aparelho mas na forma como sabem assumir responsavelmente o seu papel na sociedade portuguesa e acho que o Dr. Pizarro e a concelhia do Porto demonstraram é que estão à altura daquilo que o país precisa do PS", disse quando questionado sobre as vozes socialistas críticas a esta coligação.

Já depois de no domingo ter sido conhecido o acordo com Rui Moreira, a distrital do PS/Porto reiterou a discordância com a aceitação de pelouros por parte dos vereadores socialistas da Câmara do Porto, concordando, no entanto, com o acordo "programático" estabelecido com o presidente eleito da autarquia.

Na opinião de António Costa, o acordo pós-eleitoral "foi um sinal de grande responsabilidade do Dr. Manuel Pizarro, que mostra que é um grande político e sabe estar à altura daquilo que hoje é exigido a todos nós".

Salientando que das eleições autárquicas saíram "várias mensagens", que disse esperar que "todos tenham percebido bem", António Costa enfatizou: "uma das questões fundamentais é que temos que dar as mãos, unir-nos, fazer esforços para que possamos levar, todos em conjunto, o país para a frente", enfatizou.

Na opinião do socialista, que foi reeleito com maioria absoluta para a presidência da Câmara de Lisboa, "houve vários sinais de mudança no país nestas eleições".

Recordando as boas relações que já existiam com o presidente da autarquia cessante, Rui Rio, o socialista conta que com Rui Moreira seja possível prosseguir, aprofundar, melhorar as relações entre estas duas cidades".

"Porque hoje, na situação em que vivemos, é fundamental darmos as mãos ajudarmos todos o país a ir para a frente", enfatizou.

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.