Marcelo apela ao contributo da comunidade para êxito dos bombeiros no verão

| País
Porto Canal com Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou hoje a todos os portugueses para que contribuam para o êxito dos bombeiros na época de fogos, ajudando a prevenir e a garantir a segurança de todos.

Actualizado 06-07-2016 13:03

O chefe de Estado falava para os bombeiros da corporação de Bragança, no início do segundo dia do "Portugal Próximo" no norte do país, considerando o papel dos bombeiros "insubstituível", mas alertando para que "a comunidade tem de estar sensível permanentemente ao que deve fazer para o êxito da missão" do dispositivo.

"Há aqui um problema de edução, há aqui um problema de cultura. A comunidade tem de perceber que deve garantir a vossa segurança, garantindo a sua segurança", afirmou o chefe de Estado, lembrando a fase crítica de incêndios florestais que mobiliza desde o dia 01 de julho e nos próximos meses mais de dez mil elementos.

Marcelo Rebelo de Sousa enfatizou que todos os cidadãos têm de "proporcionar o melhor número de condições" para que a missão seja bem sucedida, "prevenindo, atuando em conformidade, respeitando permanentemente" o contributo dos bombeiros, nas horas boas como nas horas más".

"Sobretudo nas horas boas, porque é nas horas boas que se previne o que possa vir a acontecer nas horas más e, agora que estamos a entrar num período mais complexo, mais difícil, que vai ser o período das próximas semanas, os próximos meses, é preciso que todos aqueles que vos rodeiam entendam o que devem fazer e o que não devem fazer para o êxito da vossa missão", reiterou.

O Presidente da República realçou o papel do "conjunto destas mulheres e destes homens que desinteressadamente, abnegadamente, constantemente, dia a adia, hora a hora, semana a semana, mês a mês, ano a ano serve a comunidade sem nada pedir de troca".

Mas, continuou, "depois tanto ou mais do que isso, o papel essencial das cidadãs e dos cidadãos". "De nada serve o vosso contributo se não for acompanhado da compreensão, do apoio, da solidariedade, da prevenção por parte das portuguesas e dos portugueses".

Marcelo Rebelo de Sousa passa a manhã de hoje em Bragança e prossegue no distrito transmontano durante a tarde com passagem por Vila Flor, Alfândega da Fé e Freixo de Espada à Cinta.

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Funcionários judiciais voltam à greve por tempo indeterminado

Os funcionários judiciais voltam esta quarta-feira à greve geral, por tempo indeterminado, entre as 9h00 e as 12h30, todas as quartas e sextas-feiras, em todas as unidades orgânicas e juízos dos tribunais e Ministério Público, segundo o sindicato.

Vozes de burro não chegam ao céu... mas hoje é o dia deles

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis.