Sindicato Independente dos Professores vai ouvir docentes do 1.º ciclo sobre carreiras

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 jul (Lusa) -- O Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE) vai lançar um inquérito nacional aos docentes do 1.º ciclo, "para que estes se pronunciem sobre a estrutura das suas carreiras", em questões como regime de aposentação especial ou carga horária.

"O SIPE avança com este inquérito na semana em que o Ministério da Educação publicou o calendário escolar para o ano letivo 2016-2017 sem ouvir antecipadamente os sindicatos, com a extensão do período de aulas no terceiro período, que o SIPE entende irá penalizar professores e alunos do 1º ciclo de escolaridade", refere a estrutura sindical em comunicado hoje divulgado.

Para o sindicato, mais aulas não significa maior sucesso escolar, defendendo que os alunos serão prejudicados a nível pedagógico e na sua motivação.

Sobre a diminuição da carga horária semanal, o SIPE refere que os professores do 1.º ciclo dão mais seis horas de aulas do que os restantes colegas do ensino básico, sem que tenham direito às reduções de horário quando atingem os 50 anos, como acontece com os professores de outros ciclos.

O SIPE critica igualmente que os docentes do 1.º ciclo do ensino básico não tenham direito a nenhum regime especial de aposentação.

Estas são "diferenças que o sindicato quer suprimir", refere o SIPE no comunicado.

IMA//GC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.