Info

Sindicato Independente dos Professores vai ouvir docentes do 1.º ciclo sobre carreiras

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 jul (Lusa) -- O Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE) vai lançar um inquérito nacional aos docentes do 1.º ciclo, "para que estes se pronunciem sobre a estrutura das suas carreiras", em questões como regime de aposentação especial ou carga horária.

"O SIPE avança com este inquérito na semana em que o Ministério da Educação publicou o calendário escolar para o ano letivo 2016-2017 sem ouvir antecipadamente os sindicatos, com a extensão do período de aulas no terceiro período, que o SIPE entende irá penalizar professores e alunos do 1º ciclo de escolaridade", refere a estrutura sindical em comunicado hoje divulgado.

Para o sindicato, mais aulas não significa maior sucesso escolar, defendendo que os alunos serão prejudicados a nível pedagógico e na sua motivação.

Sobre a diminuição da carga horária semanal, o SIPE refere que os professores do 1.º ciclo dão mais seis horas de aulas do que os restantes colegas do ensino básico, sem que tenham direito às reduções de horário quando atingem os 50 anos, como acontece com os professores de outros ciclos.

O SIPE critica igualmente que os docentes do 1.º ciclo do ensino básico não tenham direito a nenhum regime especial de aposentação.

Estas são "diferenças que o sindicato quer suprimir", refere o SIPE no comunicado.

IMA//GC

Lusa/fim

+ notícias: País

Rebentamento de conduta de gás obriga à retirada de 100 pessoas de empresas de Mortágua

O rebentamento de uma conduta de gás na Vidraria de Mortágua, na zona industrial daquele município do distrito de Viseu, obrigou esta segunda-feira à evacuação dessa empresa e de uma outra, com a retirada de 100 pessoas do local, por precaução.

Temperaturas máximas sobem entre 04 e 08 graus a partir de terça-feira

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira entre 04 e 08 graus Celsius em algumas regiões do continente e na quarta-feira prevê-se um aumento das mínimas com noites tropicais, segundo o IPMA.

Polícia Judiciária de Aveiro detém homem suspeito de violar a filha

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro identificou e deteve, na passada terça-feira, um homem com 47 anos de idade, suspeito de ter violado a filha, com 23 anos, avançou esta segunda-feira a autoridade em comunicado à redação do Porto Canal.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.