PGR arquiva queixa do PS por falta de provas sobre existência de escutas

PGR arquiva queixa do PS por falta de provas sobre existência de escutas
| Política
Porto Canal

A Procuradoria Geral da República (PGR) decidiu hoje arquivar a queixa do PS sobre a possibilidade de as suas comunicações telefónicas e eletrónicas se encontrarem sob escuta, alegando que não foram encontrados elementos que confirmem essas suspeitas.

No final de julho, o PS fez um pedido de investigação à PGR por ter "dúvidas fundadas" de que os telefones e meios de comunicação eletrónica da sua sede nacional, no Largo do Rato, em Lisboa, poderiam estar sob escuta ou vigilância clandestina.

"Na sequência da participação efetuada pelo PS (...) sobre a possibilidade de interceção ilegal das suas comunicações telefónicas, internet e/ou outros meios tecnológicos, foi instaurado inquérito, no âmbito do qual foram realizadas as diligências consideradas necessárias, tais como buscas forenses em ambiente digital nos sistemas e equipamentos respetivos, e foi realizada inspeção de segurança nas instalações, não tendo sido detetados quaisquer indícios de atividade de vigilância eletrónica clandestina", refere o comunicado hoje emitido pelo PGR.

No mesmo comunicado, a PGR salienta que "todas as providências cautelares para assegurar os meios de prova tiveram lugar imediatamente à denúncia nos dias 23, 24 e 25 de julho na sede nacional do PS".

Porém, o Ministério Público "concluiu pela inexistência de elementos probatórios que alicercem as suspeitas participadas, pelo que determinou o arquivamento dos autos".

"Toda a investigação decorreu sob a direcção e responsabilidade do Ministério Público no DIAP de Lisboa, tecnicamente coadjuvado de forma adequada", acrescenta o comunicado da PGR.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.