Estudo das proteínas que atuam na divisão celular dá prémio a cientista do i3s

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 26 jun (Lusa) - Um cientista do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) recebeu o Prémio Montepio, de 10 mil euros, da Academia das Ciências de Lisboa pelo estudo desenvolvido sobre as proteínas que atuam na divisão celular.

O objetivo do projeto era "perceber de que maneira determinadas proteínas, que formam uma estrutura denominada microtúbulos (parte integrante do esqueleto da célula), regulam a divisão celular", disse à Lusa o investigador distinguido com o Prémio Montepio, Jorge Ferreira.

Para além disso, pretendia-se verificar quais as alterações e consequências para a célula quando essas proteínas estruturais eram alteradas.

Verificou-se, ao longo do estudo, que com a manipulação dessas proteínas, fundamentais para o processo de divisão celular, ocorriam alguns erros relevantes "para o normal desenvolvimento da célula", referiu o investigador.

Em última análise, foi possível identificar qual o mecanismo regulador do processo de divisão celular, permitindo "definir um conjunto de fatores essenciais para que o trânsito das células, através desse processo, ocorra normalmente".

O cancro "é um dos problemas que está, muitas vezes, associado a defeitos na divisão celular", indicou o investigador, acrescentando que outro dos propósitos do estudo foi tentar estabelecer a relação entre esses erros e a patologia.

"Quando uma célula se divide, o expectável é que as células-filhas sejam iguais à célula-mãe mas, nos casos de formações anómalas, ao invés de seguirem o processo normal, formava-se uma única célula com o dobro do material genético", explicou.

Neste momento e durante os próximos três anos, o investigador vai dar continuidade ao trabalho, com um financiado cedido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O professor da Faculdade de Medicina foi premiado pela tese de doutoramento "Regulação espacial e temporal da função dos microtúbulos pelas proteínas "End Binding"", finalizada em fevereiro de 2013.

Para o investigador, que se sente "grato pela distinção", "todas as iniciativas que permitam dar mais visibilidade à ciência que é feita em Portugal são extremamente importantes".

"Acima de tudo, uma distinção como esta leva-nos a transmitir ao público em geral aquilo que fazemos de uma maneira mais inteligível e, ao mesmo tempo, mostra que o que fazemos tem impacto, que todo o trabalho e esforço valeram a pena, sendo também um incentivo para continuar a trabalhar em ciência".

Esta é a primeira edição do Prémio Montepio, que distingue a excelência na investigação científica desenvolvida em dissertações de doutoramento em universidades portuguesas, financiada pelo mecenato do Montepio Associação Mutualista, lê-se num comunicado do i3S.

Para o concurso, eram elegíveis as teses desenvolvidas nos anos letivos 2012/2013 e 2013/2014, na área das Ciências Exatas e Naturais.

O prémio, que foi atribuído com igual mérito à investigadora Paula Gonçalves, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, vai ser entregue no dia 07 de julho, no salão nobre da Academia das Ciências de Lisboa.

TYP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.