Orquestra Clássica do Centro apresenta CD inspirado na morna em Cabo Verde

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 24 jun (Lusa) -- A Orquestra Clássica do Centro (OCC) vai realizar uma digressão a Cabo Verde, entre domingo e quarta-feira, para apresentar um CD gravado com peças do compositor cabo-verdiano Vasco Martins inspiradas na morna.

"Viagens no imaginário da morna" ("Journeys through the imaginary world of morna") será apresentado em concertos na Cidade da Praia, capital do país, e no Mindelo, onde reside Vasco Martins, anunciou hoje a Orquestra Clássica em comunicado.

A morna é a canção nacional daquela antiga colónia portuguesa, um arquipélago constituído por dez ilhas e oito ilhéus, ao largo da costa ocidental do continente africano.

A digressão com um grupo de câmara da OCC, que se faz acompanhar pela soprano Marina Pacheco, realiza-se a convite do Ministério da Cultura de Cabo Verde e conta com o envolvimento do Centro Cultural Português da Praia -- Instituto Camões e da Câmara Municipal de S. Vicente.

O programa inclui, na segunda-feira à noite, o concerto de divulgação do CD no auditório do Centro Cultural Português da Praia, além de outras atividades previstas para esse dia, como concertos pedagógicos em escolas.

No dia 28, um concerto idêntico realiza-se no Mindelo, no auditório Jotamont, com a colaboração da Câmara Municipal. Durante a tarde, decorrerão igualmente atividades em escolas locais.

O compositor Vasco Martins participa também nos concertos, interpretando uma das peças para violão e orquestra de cordas.

A digressão integra-se no projeto de internacionalização da OCC, intitulado Pontes, apoiado pela Direção Geral das Artes de Portugal, que visa apoiar a valorização da morna, "para aprofundar a internacionalização da música, o enriquecimento do património bibliográfico musical e a parceria" com o Centro de Estudos da Morna de Cabo Verde.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".