Info

Orquestra Clássica do Centro apresenta CD inspirado na morna em Cabo Verde

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 24 jun (Lusa) -- A Orquestra Clássica do Centro (OCC) vai realizar uma digressão a Cabo Verde, entre domingo e quarta-feira, para apresentar um CD gravado com peças do compositor cabo-verdiano Vasco Martins inspiradas na morna.

"Viagens no imaginário da morna" ("Journeys through the imaginary world of morna") será apresentado em concertos na Cidade da Praia, capital do país, e no Mindelo, onde reside Vasco Martins, anunciou hoje a Orquestra Clássica em comunicado.

A morna é a canção nacional daquela antiga colónia portuguesa, um arquipélago constituído por dez ilhas e oito ilhéus, ao largo da costa ocidental do continente africano.

A digressão com um grupo de câmara da OCC, que se faz acompanhar pela soprano Marina Pacheco, realiza-se a convite do Ministério da Cultura de Cabo Verde e conta com o envolvimento do Centro Cultural Português da Praia -- Instituto Camões e da Câmara Municipal de S. Vicente.

O programa inclui, na segunda-feira à noite, o concerto de divulgação do CD no auditório do Centro Cultural Português da Praia, além de outras atividades previstas para esse dia, como concertos pedagógicos em escolas.

No dia 28, um concerto idêntico realiza-se no Mindelo, no auditório Jotamont, com a colaboração da Câmara Municipal. Durante a tarde, decorrerão igualmente atividades em escolas locais.

O compositor Vasco Martins participa também nos concertos, interpretando uma das peças para violão e orquestra de cordas.

A digressão integra-se no projeto de internacionalização da OCC, intitulado Pontes, apoiado pela Direção Geral das Artes de Portugal, que visa apoiar a valorização da morna, "para aprofundar a internacionalização da música, o enriquecimento do património bibliográfico musical e a parceria" com o Centro de Estudos da Morna de Cabo Verde.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de feridos sobre para 20 no distrito de Castelo Branco

O ministro da Administração Interna indicou hoje que subiu para 20 o número de feridos nos incêndios que lavram desde a tarde de sábado no distrito de Castelo Branco e que se propagaram a Mação, distrito de Santarém.

Tecnologia 'morta' nas esquadras impede PSP e GNR de ceder à base de dados de informação policial

Milhares de computadores das esquadras da PSP e da GNR estão sem acesso à base de dados do sistema de informações. Tudo porque são antigos e não suportam a última atualização do Sistema. O Governo desmente.

GNR aumentou psicólogos e faz reavaliação psicológica ao efetivo

 A GNR aumentou o número de psicólogos e de psiquiatras ao serviço dos militares da corporação e está a realizar uma reavaliação psicológica do efetivo como medida de prevenção do suicídio.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.