Suíça apreende mais de um milhão de "Xanax" falsificado

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, 18 out (Lusa) - As alfândegas suíças apreenderam, no aeroporto de Zurique, mais de um milhão de comprimidos falsificados "Xanax", um ansiolítico fabricado pelos laboratórios Pfizer, de acordo com um comunicado hoje publicado pela autoridade suíça de controlo de medicamentos.

Os comprimidos, provenientes da China, destinavam-se ao Egito, através da Suíça.

As alfândegas apreenderam, neste mês, quatro paletes de medicamentos falsificados, com mais de 400 quilogramas cada uma e alertaram a Swissmedic, que analisou a carga confiscada.

As análises realizadas pelos laboratórios da Swissmedic mostraram que estes medicamentos, prescritos em casos graves de ansiedade e/ou ataques de pânico, não continham qualquer princípio ativo.

De acordo com a Swissmedic, as falsificações não se conseguem identificar sem uma análise detalhada.

Os medicamentos falsos foram apreendidos em outubro, disse à agência noticiosa francesa AFP um porta-voz da Swissmedic.

Na Suíça, uma caixa de 100 comprimidos de Xanax, com uma dosagem de 0,5 miligramas, é vendida nas farmácias, mediante receita médica, por 22 euros, o que equivale a 220.000 euros por um milhão de comprimidos.

A Swissmedic alertou as autoridades internacionais, em especial as autoridades sanitárias egípcias e chinesas, e ordenou a destruição da mercadoria.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), antibióticos, contracetivos, antitetânicos, antimaláricos, imunossupressoresos, medicamentos para doenças cardíacas e diabetes são dos mais falsificados.

Em zonas da Ásia, África e América Latina, os medicamentos falsificados representam cerca de 30% do mercado, indicam dados da ONU.

Uma grande parte dos medicamentos vendidos "on-line" são falsos e podem conter uma dose errada de ingredientes ativos ou substâncias tóxicas, como veneno de rato, acrescentaram.

EJ // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.