Merkel e SPD decidem iniciar negociações para uma coligação de governo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 17 out (Lusa) -- A chanceler alemã, Angela Merkel, e a direção do Partido Social Democrata (SPD) chegaram hoje a acordo para iniciar negociações para a formação de uma "grande coligação" de governo, segundo fontes dos dois partidos.

Quase um mês depois das eleições de 22 de setembro, os dirigentes da União Democrata Cristã (CDU) e do SPD chegaram a acordo no final de uma terceira ronda de contactos exploratórios, hoje, em Berlim, segundo as fontes citadas pela agência France Presse.

A CDU de Merkel, o seu aliado da Baviera CSU e o SPD vão agora recomendar o lançamento das negociações às comissões políticas dos respetivos partidos. No caso dos sociais-democratas, o acordo vai ser submetido aos delegados ao congresso do partido previsto para domingo.

O acordo foi alcançado dois dias depois de o partido ecologista Verdes ter rejeitado iniciar negociações para uma coligação com os conservadores, citando diferenças irreconciliáveis.

Merkel liderou uma grande coligação com o SPD na sua primeira legislatura, entre 2005 e 2009 e, segundo sondagens, esta é a opção preferida tanto pelos eleitores como pela indústria alemã.

Segundo os 'media' alemães, as exigências feitas pelo SPD foram a criação de um salário mínimo único para todas as profissões e a designação de cinco a seis ministros dos 16 que compõem o governo.

A CDU/CSU obteve 41,5% dos votos nas eleições de setembro, ficando a cinco lugares da maioria absoluta. O SPD obteve 25,7% e os Verdes 8,4%.

MDR // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.