Governo aprova lei que flexibiliza aumento da idade da reforma

Governo aprova lei que flexibiliza aumento da idade da reforma
| Política
Porto Canal

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma proposta de lei que altera a lei de bases gerais do sistema de Segurança Social, o que permite flexibilizar o aumento da idade da reforma para os 66 anos em 2014.

O objetivo da alteração da lei de bases gerais do sistema da Segurança Social "é permitir a flexibilização da idade de reforma de acordo com a esperança média de vida", explicou o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, na conferência após a reunião do Conselho de Ministros.

Marques Guedes adiantou que o tema vai começar a ser debatido na próxima semana com os parceiros sociais, em sede de Concertação Social.

"A regulamentação exata e a forma como é aplicada será feita em decreto-lei", depois de discutido com os parceiros sociais.

A partir do próximo ano a idade de reforma passa para os 66 anos.

Questionado se nos anos seguintes está previsto novo aumento da idade da reforma, Marques Mendes disse que isso depende da evolução dos índices de esperança média de vida.

De acordo como o comunicado do Conselho de Ministros, "pode ser alterado o ano de referência da esperança média de vida sempre que a situação demográfica e a sustentabilidade das pensões justificadamente o exija, aplicando-se o novo fator de sustentabilidade no cálculo das pensões futuras, não afetando os atuais pensionistas".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.