Novo quartel dos Bombeiros de Barcelinhos aprovado pela Proteção Civil

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 17 out (Lusa) - O projeto do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, em Barcelos, já foi aprovado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, um "passo decisivo" para a concretização de "um sonho muito antigo" da corporação, disse hoje o comandante.

Segundo José Beleza, com a aprovação, "estão abertas as portas para o sucesso" da candidatura do investimento a fundos comunitários, através do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

"É um passo decisivo para a concretização de um sonho que acalentamos há muito tempo. O novo quartel é uma necessidade inadiável, porque é impossível trabalhar nas atuais condições", acrescentou.

O responsável referiu-se, em concreto, à falta de espaço, enfatizando a inexistência de camaratas para mulheres, quando a corporação tem 30 elementos do sexo feminino.

Além disso, a "maior parte" das viaturas fica "guardada" na rua, devido à exiguidade do atual quartel.

"Temos 130 operacionais mais 40 estagiários. Temos ainda mais cerca de 40 elementos da fanfarra e perto de 25 mil sócios. É impossível viver nas atuais condições", referiu José Beleza.

A localização do edifício, "encravado" junto ao rio Cávado, é outro dos "graves problemas" com que a corporação se debate.

O novo quartel está projetado para um terreno próximo do cemitério de Barcelinhos, "num ponto estratégico em termos de saídas rodoviárias, que dá acesso para todos os lados".

O novo equipamento vai custar 1,6 milhões de euros, estando a corporação "preparada" para assumir a fatia que lhe compete.

"Pela nossa parte, está tudo preparado para o início da obra", rematou o comandante.

VCP // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.