Centeno defende "avanços controlados" e estabilidade na economia

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 mai (Lusa) - O ministro das Finanças, Mário Centeno, defendeu hoje a necessidade de "avançar de forma controlada" nas políticas públicas, para "garantir estabilidade" e mitigar os riscos para a economia portuguesa, como a incerteza internacional ou a "indefinição política".

"Os cenários macroeconómicos, pela sua natureza, encerram riscos. A começar pela incerteza que paira na economia mundial. Seja por abrandamentos, recessões ou vulnerabilidades em algumas economias, seja por questões de indefinição política: tudo isto pode revelar-se prejudicial ao crescimento português", afirmou Mário Centeno, numa conferência organizada pela UGT que decorreu hoje em Lisboa.

Nesse sentido, o ministro das Finanças defendeu que "as políticas públicas devem transmitir a estabilidade necessária para que se criem as expectativas de recuperação" económica, lembrando que a meta de crescimento económico deste ano (1,8%) está assente na procura externa, que depende da retoma do investimento.

"Todos compreenderão a necessidade de avançar de forma controlada, garantindo a estabilidade, com o sentido posto nos nossos objetivos", inscritos nos programas de Governo, Nacional de Reformas e de Estabilidade, afirmou o governante.

Nesse sentido, Mário Centeno deixou uma promessa em nome do Governo: "Faremos todos os esforços para empreender as reformas necessárias para desenvolver a economia portuguesa e diminuir esses riscos", disse.

"Portugal nunca deve perder de vista os seus próprios objetivos de equilíbrio económico e financeiro", sublinhou.

Durante o discurso, o governante enumerou os diferentes riscos para a economia portuguesa: a crise em parceiros como Angola ou Brasil, mas também a desaceleração na Europa, que têm prejudicado as exportações, ou a "redução da força de trabalho", que se verifica "há muitos semestres".

Uma "economia cada vez mais global", considerou ainda, exige mais competitividade e que se encontrem "formas de competitividade que não estejam centradas no fator salarial", defendeu.

O ministro das Finanças aproveitou ainda para destacar os números da execução orçamental até abril, divulgados na passada quarta-feira, salientando a melhoria das receitas fiscais e das contribuições sociais e uma despesa pública "bastante abaixo do que está previsto para o conjunto do ano".

Mário Centeno discursava depois de o secretário-geral da UGT, Carlos Silva, ter instado o ministro a "tranquilizar os trabalhadores e o país".

"É preciso dar tranquilidade, porque sem tranquilidade não há estabilidade governativa, nem há estabilidade na negociação. Sem estabilidade não há paz social", disse Carlos Silva.

SP // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.