Valongo equaciona realizar referendo local sobre desagregação de Campo e Sobrado

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 27 mai (Lusa) - Os presidentes da câmara de Valongo e da junta de Campo/Sobrado vão propor a realização de um referendo local sobre a desagregação desta união de freguesias, indicaram hoje em comunicado, enquanto pelo mesmo tema estão a surgir movimentos espontâneos.

O concelho de Valongo, distrito do Porto, contava, até à entrada em vigor da lei n.º 11-A/2013, com cinco freguesias, sendo que com a reorganização administrativa local Sobrado e Campo foram agregadas.

A agregação destas freguesias foi sempre alvo de polémica e debate, tendo a câmara de Valongo decidido aliás, em reunião de câmara a 30 de outubro, por unanimidade, submeter à Assembleia da República (AR) uma moção na qual pede a reposição das freguesias de Campo e Sobrado, considerando que a agregação "feriu" os "mais elementares anseios da população".

Hoje, em comunicado, o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o presidente da União das Freguesias de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa, avançaram que vão propor em junho à Assembleia Municipal de Valongo a convocação de um referendo local sobre este tema.

A pergunta será: "Concorda com a desagregação da União de Freguesias de Campo e Sobrado e a criação das freguesias de Campo e Sobrado?".

"Contrariamente ao defendido para justificar a agregação, hoje está comprovado que não houve quaisquer vantagens, nem económicas nem de outra natureza, que justifiquem a manutenção de uma Lei que, no que diz respeito a Campo e Sobrado", refere a nota.

Os autarcas de Valongo, presidente da câmara e da junta, consideram esta agregação "profundamente desajustada e contrária à vontade" quer das populações das freguesias, quer dos seus representantes, eleitos nos órgãos autárquicos.

José Manuel Ribeiro e Alfredo Sousa consideram que "os resultados da consulta popular irão fundamentar os esforços que têm sido feitos no sentido de se repor a autonomia administrativa de Campo e de Sobrado, duas freguesias que possuem identidades próprias, com costumes e tradições específicos e diferenciadores".

"A extinção das freguesias de Campo e de Sobrado e a sua agregação numa só freguesia violou a vontade dos Valonguenses e, em especial, a vontade dos habitantes de Campo e Sobrado", frisam.

Entretanto em marcha do concelho estão também outras iniciativas, como a criação de um movimento que integra pessoas de vários quadrantes políticos, estando agendada para segunda-feira uma reunião para "definir a melhor estratégia a abordar", disse à agência Lusa Adriano Ribeiro que pertence a este movimento e é simultaneamente vereador da CDU na autarquia de Valongo.

A recolha de assinaturas em defesa da desagregação para dirigir aos partidos políticos representados na AR ou a promoção de um encontro de movimentos semelhantes que existam na região são algumas das possibilidades que serão discutidas.

"Não excluímos a possibilidade de pedir uma consulta pública", acrescentou Adriano Ribeiro.

PYT // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.