Dois homens condenados a 11 anos de prisão por roubar 12 bancos no Norte e Centro

| Norte
Porto Canal com Lusa

 O Tribunal de Matosinhos condenou hoje dois homens a 11 anos de prisão por roubos em 12 bancos no Norte e Centro do país com uma pistola de plástico, levando cerca de 90 mil euros.

"Não há dúvidas de que os arguidos praticaram os crimes. O que fizeram foi muito grave e, se não os tivessem admitido, a pena seria muito pior", disse a magistrada do coletivo de juízes, durante a leitura da decisão judicial.

Os 12 assaltos aconteceram em 2015 em Viana do Castelo, Santa Maria da Feira, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Braga, Albergaria-a-Velha, Tondela, Vila Nova de Gaia e Viseu.

Nos roubos, os arguidos, de nacionalidade italiana, usaram óculos de sol, perucas, gorros, chapéus e lenços para não serem identificados e, para assustar as pessoas, uma pistola de plástico, conseguindo cerca de 90 mil euros.

Os assaltantes foram detidos a 08 de setembro de 2015, data desde a qual estão em prisão preventiva, num acesso à Autoestrada 1 (A1), depois de um roubo a uma dependência bancária de Viseu.

Os homens, de 36 e 55 anos, confessaram integralmente os roubos, justificando-os com dificuldades financeiras, nomeadamente com dívidas ao Estado.

A juíza realçou que assaltar bancos em Portugal é um "crime grave", algo desvalorizado pelos arguidos aquando da sua confissão.

"Em Portugal há uma crise económica e social e, mau era, se para pagar as suas dívidas as pessoas andassem todas a roubar bancos", considerou.

A presidente do coletivo de juízes lembrou que os assaltantes agiram em "coautoria, de forma organizada e metódica, não hesitando em usar uma arma, embora de plástico, para intimidar os clientes e funcionários dos bancos".

E realçou: "agiram sabendo muito bem o que estavam a fazer".

À saída do tribunal, o advogado de um dos arguidos afirmou que vai estudar o acórdão e, depois, decidir se recorre.

"Era uma decisão expectável e razoável", sustentou Gil Balsemão.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atualização. Peregrina dos Caminhos de Santiago atropelada por comboio em Cerveira

Uma peregrina que fazia os Caminhos de Santiago foi atropelada mortalmente por um comboio na freguesia de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira, confirmou fonte da GNR ao Porto Canal.

Capotamento em Famalicão faz dois encarcerados

O despiste de uma carrinha na Estrada Nacional 206, na freguesia de Gavião, em Famalicão, seguido de capotamento fez dois encarcerados que tiveram de ser retirados pela equipa de emergência que foi mobilizada para o acidente.

21 arguidos acusados de tráfico de droga em Barcelos

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral Regional do Porto.