José Mourinho regressa a Inglaterra cinco meses depois, 'via Manchester'

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 mai (Lusa) -- O treinador português José Mourinho regressa a Inglaterra, cinco meses depois de ter deixado o comando do Chelsea, desta vez para orientar o Manchester United, clube com o qual assinou hoje um contrato de três anos.

Em dezembro, José Mourinho rescindiu por mútuo acordo com o Chelsea, numa altura em que a equipa londrina se encontrava a apenas um ponto da zona de descida da 'Premier League'.

Na época de 2014/2105, na sua segunda passagem por Stamford Bridge, Mourinho conquistou o terceiro título inglês pelos 'blues' e a Taça da Liga.

José Mourinho, que na primeira passagem por Stamford Bridge se intitulou como especial, ficando para sempre como o 'special one', regressou a Londres em 2013, com um contrato de quatro anos, que entretanto foi prolongado, em agosto do ano passado, até 2019.

Apesar de ser o treinador que mais títulos deu ao Chelsea, Mourinho voltou a deixar Londres sem cumprir um dos seus grandes sonhos, sagrar-se campeão europeu pelo clube inglês.

Na primeira passagem pelo Chelsea, que marcou o início da sua carreira fora de Portugal, José Mourinho conquistou seis troféus, entre os quais dois títulos ingleses (2004/2005 e 2005/2006), em pouco mais de três anos, antes de ser despedido, em setembro de 2007.

O técnico luso, que chegou a Londres depois de ter levado o FC Porto ao título europeu em 2003/2004, ganhou ainda uma Taça de Inglaterra (2006/2007), duas taças da Liga e uma Supertaça. Na Liga dos Campeões, ficou-se por duas meias-finais.

'Mou' rumou depois ao Inter de Milão, clube que levou ao título europeu, e, depois, ao Real Madrid, pelo qual venceu a Liga espanhola de 2011/2012.

Em Portugal, José Mourinho passou pelo Benfica, União de Leiria e FC Porto, tendo conquistado ao serviço dos 'dragões' duas ligas, uma Taça de Portugal, uma supertaça, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões.

José Mourinho, que em 2010 recebeu o prémio FIFA para treinador do ano, foi considerado o melhor técnico da 'Premier League' em três épocas e o melhor treinador da liga italiana em duas.

Em 2002/2003 e 2003/2004, o técnico português, de 52 anos, foi distinguido como melhor treinador da UEFA, e em 2006 recebeu a Ordem do Infante D. Henrique.

AO // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.