Portugal fez um bom caminho na justiça amiga das crianças

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mai (Lusa) - A ministra da Justiça disse hoje em Lisboa que Portugal fez um "bom caminho" na justiça amiga das crianças nos últimos anos e sublinhou que esse caminho é para continuar.

Francisca Van Dunem falava na cerimónia de abertura do I congresso europeu sobre "Uma justiça amiga das crianças", a decorrer hoje e quarta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

"Portugal deve orgulhar-se de ter obtido grandes avanços na justiça amiga das crianças, mas não deve abrandar este caminho", frisou.

A criação de uma rede de espaços seguros para visitas assistidas no âmbito do regime de exercício de responsabilidades parentais foi uma das necessidades invocadas pela ministra.

O que está em causa na justiça amiga das crianças é garantir o seu superior interesse, a sua participação, a dignidade, no respeito pelo verdadeiro Estado de direito.

Questionada sobre as alterações ao mapa judiciário que irá anunciar hoje no Parlamento, a ministra escusou-se a adiantar pormenores, remetendo para as declarações que fará na Assembleia da República.

Sobre o facto de os funcionários da conservatória de Viseu estarem alegadamente a ser incentivados pelos procuradores do Ministério Público do Tribunal de Família e Menores local a obrigar crianças de 12 anos a assinarem o acordo das responsabilidades parentais, a ministra escusou-se a comentar, alegando desconhecer o caso.

Remeteu, porém, o assunto para o Conselho Superior da Magistratura e para o Ministério Público.

Por sua vez, a Procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, questionada pelos jornalistas sobre o caso do espião detido em Roma, remeteu qualquer esclarecimento para o gabintee de imprensa.

CP // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).