Perú declara estado de emergência devido a elevados níveis de mercúrio nas águas
Porto Canal com Lusa
Lisboa, 23 mai (Lusa) - O Peru declarou hoje o estado de emergência em 11 distritos da região de Madre de Dios (sudeste), na Amazónia, após ter detetado níveis anormalmente elevados de mercúrio nas águas, ligados a numerosas minas ilegais.
Segundo um relatório das autoridades ambientais, nestas zonas foi detetada uma "poluição de mercúrio, com níveis acima do limite permitido, nas águas dos rios, espécies marinhas e na população".
Vários grupos étnicos da região apresentam ainda níveis excessivos de mercúrio no organismo, "o que traz problemas de saúde sérios, crónicos e complexos, particularmente nas crianças e nas grávidas", explica o relatório.
Estes níveis são consequência de "práticas inadequadas pela atividade mineira clandestina, durante a extração de ouro".
A poluição afeta também os peixes, nomeadamente o Mota Punteada (Calophysus macropterus), um peixe-gato popular junto das populações locais. "Não é recomendado o consumo desta espécie", declarou à imprensa estrangeira o ministro do Ambiente, Manuel Pulgar-Vidal.
"Vamos viver os próximos 80 anos com as consequências da atividade mineira na região de Madre de Dios, e devemos combatê-lo pela raiz", fechando as minas ilegais, acrescentou.
O ministro precisou que o estado de urgência permitirá pôr em prática "ações no domínio da saúde, dos hospitais de campanha", mas também "fazer chegar alimentos como peixes não poluídos" às populações afetadas.
AZR/JPS // JPS
Lusa/Fim
