Dezenas de formadores e formandos com pagamentos em atraso em Penafiel

| Norte
Porto Canal / Agências
Penafiel, 15 out (Lusa) - Formadores e formandos de sete cursos em Penafiel têm pagamentos em atraso, confirmou hoje à Lusa o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), organismo que responsabiliza uma entidade externa pela situação. "O IEFP teve conhecimento da existência de dívidas a formandos e a formadores", lê-se num esclarecimento enviado hoje à Lusa, no qual se sublinha, contudo, que aquele organismo do Estado não tem quaisquer dívidas para com a entidade formadora externa. "Relativamente às sete ações em funcionamento nesta entidade, no ano de 2013, o IEFP efetuou tempestivamente todos os pagamentos [à entidade formadora]", assinala-se também no documento. Ainda relativamente a este processo, o IEFP esclarece que a Filomarketing, entidade provada com sede em Penafiel, "não apresentou, para receber o próximo pagamento, as necessárias certidões de situação regularizada perante Segurança Social e a Autoridade Tributária, condição necessária para qualquer tipo de habilitação a programas com financiamento público". O IEFP reconhece que as formações estiveram suspensas durante alguns meses, mas já foram parcialmente retomadas, agora sob responsabilidade do Centro de Formação do Porto. "O IEFP vê-se, assim, forçado a assumir a gestão direta destas ações pelo Centro de Emprego de Formação Profissional do Porto, garantindo padrões de qualidade técnico-pedagógica adequados. Das sete formações afetadas, seis foram retomadas no dia 08 de outubro e a restante deverá no dia 21 de outubro. O problema tem afetado cerca de uma centena de formandos, de vários concelhos do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, e três dezenas de formadores. Um formador contactado pela Lusa disse ser credor de cerca de 6.000 euros alegadamente devidos pela Filomarketing, relativos a 2013 (de janeiro a julho). Desde 2010 que os pagamentos se tornaram mais espaçados, mas só estão em atraso os relativos ao presente ano, explicou. Confirmou também haver atrasos de cerca de três meses no pagamento aos formandos. O IEFP adianta que vai proceder "com a maior brevidade possível à regularização dos pagamentos a formandos e formadores, após avaliação de cada uma das situações, com base nos dossiês que ainda não foram entregues pela Filomarketing". Aquela entidade conclui estar "a fazer tudo o que está ao seu alcance para mitigar todos os inconvenientes gerados por esta situação, quer aos formandos quer aos formadores, atento o superior interesse público". A Lusa tentou, sem sucesso, o contacto com o sócio maioritário da empresa. APM // JGJ Lusa/fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.