Multinacional francesa investe 18 ME e cria uma centena de empregos em Viana

| Norte
Porto Canal com Lusa

Uma multinacional francesa que produz componentes para automóveis vai investir 18 milhões de euros em duas novas fábricas a instalar na zona industrial de Lanheses, Viana do Castelo, que em 2019 deverão atingir os cem postos de trabalho diretos.

O novo investimento da Eurostyle Systems, indústria de plásticos e borrachas, hoje apresentados em conferência de imprensa na Câmara de Viana do Castelo, prevê que a primeira fábrica, orçada em 10 milhões de euros, inicie a laboração em março de 2017 num terreno com mais de 17 mil metros quadrados.

A construção da segunda unidade fabril, estimada em oito milhões de euros, está prevista para 2018 um terreno de mais de 23 mil metros quadrados.

Em declarações aos jornalistas, após a assinatura, com a autarquia local do contrato de investimento, o administrador do grupo francês, François Lemasson estimou que as novas fábricas "terão uma faturação anual na ordem dos em 20 milhões de euros", produzindo para "os novos modelos da PSA Citroën em Vigo, na Galiza, e em Mangualde, no distrito de Viseu, para a fábrica espanhola da Renault, e para as unidades da Volkswagen em Portugal e Espanha".

As fábricas a instalar no parque empresarial de Lanheses vão dedicar-se à produção de peças injetadas de plástico para componentes da indústria automóvel.

Criado em 1986, o grupo "está hoje espalhado por vários países, desde França à Rússia e emprega cerca de 1.500 pessoas, trabalhando para as principais marcas automóveis".

O presidente da Câmara Municipal sublinhou que este novo investimento "vem reforçar a atratividade de Viana do Castelo no que diz respeito ao acolhimento de empresarial", destacando "a possibilidade de instalação, no concelho, de um centro tecnológico".

José Maria Costa acrescentou que o novo projeto industrial "vai potenciar um conjunto de investimentos associados ao 'cluster' automóvel".

Na semana passada, durante uma visita do ministro da Economia, o autarca anunciou que o investimento da Eurosyle Systems Portugal "é um dos projetos que fazem parte do pacote de 60 milhões de euros que irão permitir criar 350 novos postos de trabalho em Viana do Castelo".

"Em causa estão duas unidades fabris do setor, a ampliação de três empresas de capital estrangeiro que estão instaladas em Viana do Castelo e da relocalização de outras já instaladas no concelho", sustentou na ocasião.

Em abril passado e face "à relevância do investimento e da criação de emprego" a Câmara de Viana aprovou, por unanimidade, a atribuição de benefícios fiscais à Eurostyle Systems, no valor de 10.900 euros.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).