General Dynamics investe 2,5 ME em empresa do Barreiro para produção dos Pandur

| Economia
Porto Canal / Agências
Barreiro, 15 out (Lusa) - A empresa norte-americana General Dynamics investiu mais de 2,5 milhões de euros na Fabrequipa, sediada no Barreiro, com o objetivo de dotar a empresa portuguesa de meios que lhe permitam produzir integralmente o blindado Pandur. "Este investimento vem modernizar a empresa e dotar a Fabrequipa de bens de capital que permitem a produção do veículo blindado Pandur II 8x8. No fundo, são seis novas máquinas, que já estão na empresa, que permitem que o veículo seja aqui produzido de A a Z, ou seja, do início ao fim", disse à agência Lusa Francisco Pita, sócio-gerente da Fabrequipa. A General Dynamics e a Fabrequipa assinaram também acordos e licenças que vão permitir à empresa portuguesa a venda direta deste veículo para um conjunto de países de África e da Ásia, apostando na exportação. "Somos a única fábrica no mundo com capacidade para produzir na íntegra o Pandur, depois do desinvestimento que se registou na Áustria. Estamos a trabalhar em conjunto com a General Dynamics para conseguir acordos para exportar o Pandur para mercados estrangeiros e começar a produzir", explicou. Francisca Pita recordou que existe um litígio com o governo português que está em tribunal, relacionado com a denúncia do contrato dos blindados Pandur, e explicou que este investimento permite manter a fábrica no Barreiro. "Existe um litígio com o governo português, num processo feio que está no tribunal arbitral. As Forças Armadas portuguesas não estão bem servidas, mas este investimento permite manter a fábrica depois do fim do contrato com o governo", salientou. A empresa com sede no Barreiro tem os seus cerca de 200 trabalhadores em casa há mais de ano e meio, mas Francisco Pita espera que a situação se resolva em breve. "As máquinas já aqui estão instaladas e estamos num diálogo constante para tentar fechar negócios e fazer voltar os 200 trabalhadores que estão em casa há mais de ano e meio. Se tudo correr bem podemos até vir a criar mais cerca de 100 novos postos de trabalho", concluiu. AYL// ATR Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.