Amnistia Internacional pede investigação à morte de islamitas na Nigéria

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 15 out (Lusa) -- A Amnistia Internacional pediu segunda-feira uma investigação urgente depois de dizer ter provas de que centenas de pessoas morreram em centros de detenção durante a repressão aos islamitas na Nigéria.

O grupo de Direitos Humanos explicou que os prisioneiros foram sufocados, passaram fome ou executados sem condenação judicial na operação militar encetada no nordeste do país.

Um oficial do exército é apontado como fonte para a acusação de que 950 pessoas suspeitas de estarem ligados ao grupo "Boko Haram" tinham morrido só no primeiro semestre do ano.

O grupo islâmico pretende derrubar o Governo nigeriano e estabelecer um Estado islâmico e tem sido responsável por milhares de mortes.

O exército nigeriano tem respondido aos ataques, mas negou sempre quaisquer abusos dos Direitos Humanos.

No relatório, a Amnistia Internacional pede uma investigação imediata, mas a exigência do grupo de Direitos Humanos deverá ser ignorada.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.