Jovens da Casa do Gaiato de Penafiel aceitam pedir desculpa para ser reintegrados

| Norte
Porto Canal

Os jovens da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Penafiel, que estariam para ser expulsos da instituição, por ordem do diretor, admitem pedir desculpa àquele responsável e serem reintegrados a tempo do jantar.

"Aceitamos pedir desculpa para entrarmos de novo", disse à Lusa Adilson Monteiro, um dos 10 rapazes que receberam ordem para abandonarem a casa e que cerca das 18:30 ainda se encontrava junto à entrada principal, acompanhado dos colegas.

A Lusa tentou, sem sucesso, contactar os responsáveis da instituição.

Segundo o jovem ouvido pela agência Lusa, duas mulheres com ligações familiares a ex-alunos da instituição, reuniram-se esta tarde com o diretor, pedindo-lhe que reconsiderasse na decisão de expulsão.

"À saída, as senhoras disseram-nos que, se pedíssemos desculpa o diretor, ele deixava-nos entrar", afirmou Adilson Monteiro, mostrando-se esperançado de que os rapazes já possam participar no Terço que está marcado para as 19:30.

"Esperamos jantar lá. É isso que queremos porque é a nossa casa", acrescentou.

O mal-estar que desencadeou a decisão de expulsão terá surgido porque os rapazes pretendiam jogar futebol no clube daquela localidade, contrariando a vontade do responsável da Casa do Gaiato.

A Casa do Gaiato, também conhecida como "Obra da Rua" ou "Obra do Padre Américo", é uma instituição particular de solidariedade social, fundada pelo Padre Américo Monteiro de Aguiar, com o objetivo de acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens privados de um meio familiar.

Cerca de 40 rapazes, de várias idades, frequentam a "Obra de Rua", em Penafiel.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.