Excesso de ácido fólico na gravidez pode aumentar risco de autismo

Excesso de ácido fólico na gravidez pode aumentar risco de autismo
| Mundo
Porto Canal (AYS) com LUSA

Um estudo realizado em Miami, nos EUA revela que grávidas que tomem suplementos vitamínicos com ácido fólico em excesso pode aumentar o risco de autismo. As conclusões foram apresentadas em Baltimore no estado Norte-Americano de Maryland e ainda não foram publicadas, nem avaliadas.

Conforme revela a Lusa, as grávidas são aconselhadas a tomar suplementos vitaminicos com ácido fólico para prevenir problemas congénitos nos bebés. Os investigadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health revelam que o estudo diz que o excesso desta substância pode aumentar riscos de autismo. Contudo é preciso prudência na interpretação dos resultados.

"Este pode ser um daqueles casos em que demasiada quantidade de uma coisa boa faz mal”, disse o principal autor do estudo, Ramkripa Raghavan.

“Dizemos às mulheres para não se esquecerem de tomar folato no início da gravidez. Aquilo que precisamos de perceber agora é se deverá haver recomendações adicionais relativas a qual será a dose ideal ao longo da gravidez”, acrescentou.

O folato é uma vitamina B presente no frutos e vegetais , e o ácido fólico é uma versão sintética dessa vitamina, normalmente usada como complemento em cereais e pão, também incluída em suplementos vitamínicos.

Quando há a falta desta vitamina no organismo das grávidas, os bebés enfrentam um risco mais elevados de defeitos congénitos ao nível cerebral e da espinal medula.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.