Autoridades canadianas admitem que incêndio em Alberta está fora de controlo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Toronto, Canadá, 05 mai (Lusa) - As autoridades canadianas admitiram hoje que não conseguem controlar o incêndio que já obrigou 90 mil pessoas a saírem das suas casas, no noroeste do país, e consumiu 85 mil hectares de floresta desde a noite de domingo.

As elevadas temperaturas e a rajadas de vento, que chegaram a atingir os 70 quilómetros por hora, impossibilitam o controlo do incêndio que provocou a evacuação da cidade de Fort McMurray.

A primeira-ministra da província de Alberta, Rachel Notley, reconheceu hoje, durante uma conferência de imprensa, que o incêndio permanece fora de controlo e que assim vai continuar, apesar dos mais de 1.100 bombeiros, 145 helicópteros e 22 aviões cisterna que o estão a combater.

Notley recordou que as estranhas condições meteorológicas que afetam a província, com temperaturas muito acima do que é normal nesta altura do ano, fazem com que toda a Alberta esteja em condições de risco extremo de incêndio.

RN // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.