Mais de 50 empresas encerram após alerta da OMS para o consumo de carnes processadas

Mais de 50 empresas encerram após alerta da OMS para o consumo de carnes processadas
| País
Porto Canal (AYS)

O alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o risco de desenvolvimento de cancro no consumo de carnes processadas leva ao encerramento de mais de 50 empresas nos últimos seis meses. Valores não ficam por aqui.

A OMS assume que as carnes processadas (fumadas, curadas, salgadas, ou com conservantes) contêm substâncias cancerígenas responsáveis pelo surgimento de cancro no intestino.

Em declarações ao JN e o Dinheiro Vivo, Marianela Lourenço, Presidente da Federação Nacional das Associações Comerciantes de Carnes (FNACC), revela que estes produtos apenas colocam em causa a saúde dos portugueses se forem consumidos em excesso.

Numa altura em que nada previa um aumento do desemprego neste setor, os técnicos das carnes vêm-se obrigados a procurar outras soluções, alguns optam pela emigração.

Aponta-se agora para as proteínas de origem vegetal como alternativa saudável apesar das carnes processadas ainda alimentarem milhões. A presidente da FNACC revela que o alerta dado pela OMS assustou as pessoas e que estas não perceberam que “o problema era o excesso”, assim, a venda de carnes caiu 30%.

 

Números do Setor

São 641 fábricas de abate, preparação e conservação de produtos à base de carne. As fábricas de transformação empregam 15 833 pessoas dos quais 4363 trabalham nas 201 empresas localizadas no norte do país.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).