Câmara de Matosinhos deixa de usar herbicida "potencialmente cancerígeno"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 03 mai (Lusa) -- A Câmara de Matosinhos decidiu hoje, por unanimidade, deixar de usar o herbicida glifosato, classificado como "potencialmente cancerígeno" pela Organização Mundial de Saúde, na limpeza dos espaços públicos.

"Não faz sentido utilizar algo que parece tão suscetível e, até se confirmar ou desmentir essa implicação para a saúde pública, é melhorar acabar com a sua utilização", avançou hoje à Lusa o presidente da câmara, Guilherme Pinto, no final da reunião privada do executivo.

O pesticida é muito utilizado na agricultura para preparar os terrenos para cultivo, mas também na eliminação de ervas daninhas nos passeios, estradas, cemitérios ou jardins.

Guilherme Pinto salientou que "quem mais usava" este herbicida eram as empresas prestadoras de serviços para a câmara, mas "a partir de hoje ficaram proibidas de o usar".

"Não vale a pena criar problemas de saúde à população por causa de tirar umas ervas aqui e ali", acrescentou.

Um trabalho da RTP, divulgado na passada sexta-feira, dizia que "há vários portugueses contaminados com glifosato, um herbicida que é potencialmente cancerígeno", e referia que "a sua presença foi detetada com valores elevados no norte e centro do país".

O Ministério da Agricultura já esclareceu que o potencial carcinogénico do herbicida glifosato está associado a um co-formulante (taloamina) e não ao produto.

Em comunicado, o gabinete de Capoulas Santos refere que aquele herbicida "nunca fez parte da lista de substâncias a pesquisar, tendo sido determinada a sua introdução no Plano Nacional de Pesquisa de Resíduos (PNPR) em 2016".

A tutela refere que "foi determinada a pesquisa de glifosato em sementes de centeio".

O Comité de Peritos da União Europeia reunir-se-á a 18 de maio para analisar e decidir sobre a utilização futura do glifosato a nível europeu.

O partido Pessoas Animais Natureza (PAN) pediu a realização de análises à água e aos alimentos para deteção da presença do herbicida.

A Plataforma Transgénicos Fora insiste no alerta para este problema e salienta que "o Ministério da Agricultura tem de sair do estado de negação profunda em que se encontra e encarar finalmente o glifosato como o químico tóxico e omnipresente que de facto é".

SYF (SMM/EA) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.