Presidente da câmara do Porto critica gestão de fundos europeus

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou na segunda-feira à noite que "a questão do sítio onde as coisas são decididas não é de somenos importância" e que este quadro comunitário está a ser mal aproveitado.

O autarca falava na Assembleia Municipal depois do social-democrata Luís Artur ter dito que o avisou sobre a natureza diferente do atual quadro comunitário, na medida em que "é virado para a economia e as empresas".

"É natural que os municípios recebam menos" do que no passado, prosseguiu, referindo que o novo quadro, conhecido por Portugal 2020, destina pouco mais de 680 milhões de euros para todos os municípios da Região Norte.

O Porto, segundo disse Rui Moreira, candidatou projetos no valor aproximado de 160 milhões de euros e foi contemplado com 26,8 milhões, pelo que o município não vai assinar o contrato respetivo.

Luís Artur disse à agência Lusa que Rui Moreira faz mal e na Assembleia salientou que "todos" os projetos candidatos devem ter "impacto regional" e não local, critério que o Porto preenche mais do que outros municípios.

Rui Moreira criticou a morosidade na atribuição nos fundos do Portugal 2020 e questionou a localização do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

"Por que é que o Compete ficou em Lisboa e não veio para o Norte e para o Centro, onde se concentra a grande maioria das empresas exportadoras, que criam emprego e tem vindo a lutar para diversificação de mercados?", perguntou.

"A questão do sítio onde as coisas são decididas não é de somenos importância. As pessoas que estão no dia-a-dia a decidirem não é uma questão de somenos importância, é da maior relevância. Podia não ser na Região Norte. Na Região Centro era mais próximo e já não tinha de apanhar o táxi aéreo", afirmou.

Rui Moreira Criticou, mas sem o nomear, o anterior secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, que foi presidente de uma câmara (São João da Madeira) e vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto e "defendia precisamente contrário".

"Chegou lá em baixo e mudou de opinião. Estou a falar de uma pessoa de quem sou amigo pessoal. Chega-se lá em baixo e faz-se o que o centralismo manda", afirmou.

Para Rui Moreira, "mais uma vez, este quadro comunitário é mal aproveitado e não é devidamente escrutinado" no que diz respeito às verbas e à sua distribuição.

"Mais uma vez, os fundos comunitários são um instrumento do centralismo, não são um instrumento da descentralização", disse ainda, referindo que o Mercado do Bolhão e o projeto para o antigo matadouro, na zona oriental, têm "impacto regional".

Rui Moreira realçou que apesar de o Norte e o Centro concentrarem grande parte das empresas exportadoras, gerando com isso riqueza para o país, a população tem um baixo poder de compra face a outras regiões.

"Casa onde não há pão, todos ralham e todos têm razão", resumiu a CDU, referindo-se ao Portugal 2020, que considera ser "talvez o pior quadro comunitário de sempre por ter prioridades desajustadas face ao que é essencial".

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.