Jazz chega com o Outono à Casa da Música em 10 propostas diferentes

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 11 out (Lusa) -- Gregory Porter é o primeiro nome do festival "Outono em Jazz" que arranca hoje na Casa da Música, no Porto, e que até domingo vai apresentar 10 propostas diferentes neste género.

Foi preciso esperar pela estação em que as folhas abandonam as árvores para que, em 2013, o jazz entrasse com volume na programação da Casa da Música, através deste Outono em Jazz - Ciclo Jazz Sonae que o diretor artístico, António Jorge Pacheco, classificou de "três dias de grande intensidade com uma grande diversidade de géneros".

Gregory Porter, que o The Huffington Post classificou como "a brilhante nova voz do jazz", tem a abrangência e a qualidade suficiente para conquistar o grande público, o que, aliás, já teve tradução nas duas nomeações dos seus dois primeiros álbuns para os Grammy.

Disso também não teve dúvida o crítico do jornal Guardian que, depois de o ouvir em Londres, escreveu: "Porter tem o tipo de voz magnífica blue -barítono que poderia ter liderado uma banda de Count Basie, mas é enriquecida com o desenvolvimento vocal indo de Nat King Cole para Donny Hathaway e Stevie Wonder, com a flexibilidade espontânea de um improvisador bebop".

Porter vai trazer hoje ao Porto, às 21:00, as suas próprias composições, e o seu novo álbum "Liquid spirit" onde o jazz e a soul se fundem com naturalidade.

Nesta sexta-feira há sessão dupla com Samuel James, apresentado como "um contador de histórias, à boa maneira dos blues do Mississippi, servindo-se apenas da voz, guitarra, banjo e harmónica" e Soweto Kinch, um saxofonista multipremiado, capaz de ir do jazz ao hip-hop.

Já no sábado, há duas salas diferentes a funcionar. Na sala Suggia, pelas 21:00 é possível escutar a "European jazz orchestra", uma big band que todos os anos muda de maestro, de composições e de músicos, selecionados entre o que de melhor tem a Europa dos 18 aos 30 anos.

Na sala 2, também no sábado, mas às 22:15, o palco será para o guitarrista Jeff Parker (membro dos Tortoise) e para o trompetista Rob Mazurek, mas também para os portugueses Rodrigo Amado Hurricaine (com a participação de DJ Ride e Gabriel Ferrandini) e para o trio norueguês Elephant9 que atuam com o guitarrista reneir Fiske.

O festival encerra no domingo, também na sala 2, com três propostas diferentes, os espetadores poderão ouvir os belgas da Houben's Factory Quartet com a sua sonoridade "cool", os portugueses Nelson Cascais Decateto, com o seu jazz de pesquisa e improvisação e o conhecido pianista Django Bates, com o seu trio, que no último disco trabaçha sobre temas do lendário saxofonista Charlie Parker.

Os bilhetes variam entre os 11 e os 15 euros, podendo ser adquirido um passe para todos os concertos por 50 euros.

DP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.