Santo Tirso anuncia 10ME para dotar Vale do Leça de rede de água pública

| Norte
Porto Canal com Lusa

Santo Tirso, Porto, 26 abr (Lusa) - A câmara de Santo Tirso e a empresa Águas do Norte anunciaram hoje um investimento de cerca de 10 milhões de euros para dotar o Vale do Leça de rede pública de água.

Na zona do Vale do Leça, concelho de Santo Tirso, no distrito do Porto, estão em causa as freguesias de Monte Córdova, Lamelas/Guimarei, Carreira/Refojos, Água Longa, Agrela e Reguenga.

Com este investimento, os responsáveis acreditam que "dentro de dois a quatro anos" a cobertura de rede na zona atinja 95%.

Esta manhã, numa apresentação que decorreu junto à Capela de Nossa Senhora das Dores, em Reguenga, foi vincado como "grande objetivo" deste investimento, que será alvo de candidatura a fundos comunitários, "atingir ganhos de saúde pública".

"Queremos dar continuidade à completa infraestruturação com redes públicas de água e saneamento de todo o concelho. E esta zona sem dúvida que necessita deste projeto que inclui investimentos em alta e em baixa", referiu o presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O autarca destacou a "beleza" e o património natural da zona do Vale do Leça, elogiando a população e as juntas de freguesia que "souberam conservar muito bem o espaço".

Já o vice-presidente da Águas do Norte, Martins Soares, disse que desde a agregação das empresas de águas estão no terreno investimentos a rondar os 1,8 mil milhões de euros em 80 municípios nortenhos.

"Isto corresponde a três milhões de habitantes a beberem água através da Águas do Norte", referiu, acrescentando "estar certo" que a análise da reformulação do setor faz águas que está a ser feita pelo atual Governo "não vai comprometer estes investimentos".

PYT // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Ministério Público abre inquérito ao caso de homem morto em troca de tiros com a GNR em Bragança

O Ministério Público (MP) confirmou esta quarta-feira a instauração de um inquérito relacionado com o caso da troca de tiros que envolveu a Guarda Nacional Republicana (GNR) em Bragança e que resultou na morte de um homem.

Direção-Geral de Reinserção comunicou perigosidade de homem morto pela GNR em Bragança

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) revelou esta quarta-feira à Lusa ter comunicado ao tribunal que se mantinha a perigosidade do homem em liberdade condicional, morto terça-feira numa troca de tiros com a GNR em Bragança.

Incêndio consome duas fábricas em Valongo pela madrugada dentro

Um incêndio consumiu duas fábricas em Valongo durante a madrugada desta quinta-feira. O fogo, que deflagrou por volta das 22h48 de quarta-feira, só ficou dominado às 03h25 da manhã desta quinta-feira, informou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.