Santo Tirso anuncia 10ME para dotar Vale do Leça de rede de água pública

| Norte
Porto Canal com Lusa

Santo Tirso, Porto, 26 abr (Lusa) - A câmara de Santo Tirso e a empresa Águas do Norte anunciaram hoje um investimento de cerca de 10 milhões de euros para dotar o Vale do Leça de rede pública de água.

Na zona do Vale do Leça, concelho de Santo Tirso, no distrito do Porto, estão em causa as freguesias de Monte Córdova, Lamelas/Guimarei, Carreira/Refojos, Água Longa, Agrela e Reguenga.

Com este investimento, os responsáveis acreditam que "dentro de dois a quatro anos" a cobertura de rede na zona atinja 95%.

Esta manhã, numa apresentação que decorreu junto à Capela de Nossa Senhora das Dores, em Reguenga, foi vincado como "grande objetivo" deste investimento, que será alvo de candidatura a fundos comunitários, "atingir ganhos de saúde pública".

"Queremos dar continuidade à completa infraestruturação com redes públicas de água e saneamento de todo o concelho. E esta zona sem dúvida que necessita deste projeto que inclui investimentos em alta e em baixa", referiu o presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O autarca destacou a "beleza" e o património natural da zona do Vale do Leça, elogiando a população e as juntas de freguesia que "souberam conservar muito bem o espaço".

Já o vice-presidente da Águas do Norte, Martins Soares, disse que desde a agregação das empresas de águas estão no terreno investimentos a rondar os 1,8 mil milhões de euros em 80 municípios nortenhos.

"Isto corresponde a três milhões de habitantes a beberem água através da Águas do Norte", referiu, acrescentando "estar certo" que a análise da reformulação do setor faz águas que está a ser feita pelo atual Governo "não vai comprometer estes investimentos".

PYT // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Proposta de consórcio do TGV coloca estação de Gaia em cima de curso de água e Reserva Ecológica

A nova localização proposta pela LusoLav para a estação ferroviária de alta velocidade em Gaia localiza-se por cima de uma ribeira, e por isso em zona de Reserva Ecológica Nacional, consultou esta quarta-feira a Lusa.

IP desconhece mudanças no TGV em Gaia e lembra que ainda não assinou concessão

A Infraestruturas de Portugal (IP) desconhece as alterações propostas pela LusoLav à estação de alta velocidade de Gaia e à ponte sobre o Rio Douro, lembrando que ainda não assinou o contrato de concessão com o consórcio.

ULS de Braga cria sacos para humanizar entrega de pertences de utentes falecidos

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga criou sacos personalizados para entregar os pertences dos utentes falecidos às suas famílias, numa perspetiva de humanização dos cuidados, foi esta quarta-feira anunciado.