UPorto desenvolve estudo que promove o bem-estar infantil e evita situações de maus-tratos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 20 abr (Lusa) - Investigadoras da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) estão a desenvolver um projeto sobre a parentalidade positiva para promover o bem-estar infantil e prevenir situações de maus-tratos e negligência.

Em declarações à Lusa, uma das coordenadoras do projeto "Implementação do Triplo P numa população em desvantagem social", Orlanda Cruz, disse que "é fundamental que os pais tenham consciência de que o crescimento saudável das crianças está, em grande parte, dependente da forma como eles as educam".

Verifica-se, "com frequência, que os pais sentem dificuldades em educar os seus filhos no dia-a-dia", referiu a coordenadora, para quem "a própria sociedade contemporânea coloca uma série de desafios acrescidos", diferentes dos vividos há uma geração.

Segundo Orlanda Cruz, é frequente que ambos os pais trabalhem longe de casa e a tempo inteiro (e às vezes de forma precária e com horário alargado), sendo pouco o tempo de qualidade passado com os filhos.

"O que fazer quando a criança não cumpre regras, não respeita os limites ou simplesmente não obedece? Esta é a grande questão para um grande número de pais. Por um lado não querem usar da força e bater nas crianças, o que aliás é proibido em Portugal desde 2007, mas por outro lado, não sabem o que fazer", explicou.

O castigo físico e os berros surgem frequentemente em resultado da dificuldade em manter o autocontrolo e em associação com um sentimento de impotência para lidar com os filhos, referiu ainda.

O Triple P - Promovendo a Parentalidade Positiva - é um programa de intervenção parental que ensina aos pais estratégias educativas comprovadamente eficazes, de acordo com os estudos que têm sido feitos em diversos países.

Pretende-se verificar se este programa é igualmente eficaz com um conjunto de mães portuguesas provenientes de meios socioeconómicos desfavorecidos e apoiadas pela Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, onde o projeto está a ser dinamizado pela técnica e investigadora Sandra Nogueira.

O Triple P conta com oito sessões, sendo cinco presenciais e realizadas em grupo (oito a 12 pais) e as restantes três individuais e por telefone.

Ao longo das sessões, os pais aprendem a utilizar estratégias que promovem comportamentos adequados a ter com as crianças e estratégias que diminuem os comportamentos inadequados.

Como consequência, ao longo do programa, os pais percecionam-se a si próprios como mais capazes e mais eficazes a lidar com os filhos, explicou a coordenadora.

Para verificar a eficácia do Triple P é necessário realizar uma investigação em que colaboram dois grupos de pais: um que recebe a intervenção e um grupo de controle.

Sendo ambos os grupos avaliados antes e depois do programa, a verificação de melhorias no grupo que recebeu a intervenção vai permitir concluir que o programa é eficaz no contexto nacional, confirmando o que já foi evidenciado noutros países.

"É suposto que as mudanças se mantenham a longo prazo e para isso fazemos avaliações de seguimento, que podem ser seis, nove ou doze meses depois do final do programa", esclareceu Orlanda Cruz.

Esta é a primeira vez que este tipo de estudo é realizado em Portugal com o Triple P, tendo a investigadora Sandra Nogueira feito uma formação específica em Londres, o que a certifica para aplicar o programa.

O projeto conta ainda com a coordenação da investigadora Isabel Abreu-Lima e a colaboração da investigadora Cátia Sucena, da FPCEUP.

TYP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.