Teatro Experimental de Cascais estreia "Guernica", de Arrabal

| País
Porto Canal com Lusa

Cascais, Lisboa, 20 abr (Lusa) - O Teatro Experimental de Cascais (TEC) estreia, hoje, no Teatro Municipal Mirita Casimiro, a peça "Guernica", escrita pelo autor espanhol Fernando Arrabal, com encenação de Carlos Avilez.

Ainda inserida nas comemorações dos 50 anos do TEC, a peça "Guernica" é a primeira estreia de 2016 da companhia que afirma trata-se de uma obra com duas relações diretas evidentes: primeiro, com o célebre quadro de Pablo Picasso e, segundo, com os bombardeamentos de 1937, de que o município basco foi alvo, e que o quadro do pintor evoca.

Escrita em 1961, "Guernica" é "mais um manifesto universal anti-guerra do que uma análise de um determinado acontecimento da Guerra Civil Espanhola", lê-se na apresentação.

O TEC explica ainda que o autor espanhol tem uma "lógica pelo absurdo, pela desconstrução, pelo absurdo filosófico da existência, próximo de Beckett".

Nesse sentido, acrescenta, "o dispositivo base de Arrabal é o de colocar as suas personagens com mentalidade e discurso de criança".

A personagens, aliás, acrescenta a apresentação da companhia "não compreeendem o mundo, porque o veem através desse olhar monocromático e infantil, o que faz com que muitas vezes tenham atitudes cruéis para com o outro, não obrigatoriamente por maldade, mas apenas porque, tal como as crianças, não têm a compreensão suficiente para distinguir o bem do mal".

A companhia de Cascais considera que, numa altura em que se assiste à crise dos refugiados na Europa, é "urgente revisitar textos como 'Guernica'" para recordar que "a dimensão do mal não é algo que faz parte do passado da humanidade, mas que se mantém tão presente agora como antes".

Com interpretação de António Marques, Luiz Rizo, Madalena Almeida, Renato Pino, Rita Calçada Bastos, Sérgio Silva e Teresa Côrte-Real, a peça fica em cena até 22 de maio, com representações de quarta-feira a sábado, às 21:30, e domingo, às 16:00.

MYDM // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).