Três concessões para prospeção mineira atribuídas em Ponte da Barca

| Norte
Porto Canal / Agências

Ponte de Barca, 09 out (Lusa) - Investidores nacionais e estrangeiros vão avançar com a prospeção mineira em Ponte de Barca, nomeadamente de ouro, prata, volfrâmio e quartzo, no âmbito das três licenças concedidas este ano, disse hoje à Lusa fonte municipal.

A última destas licenças, já com contrato de exploração, foi atribuída esta semana. No conjunto das três licenças, estas pesquisas envolvem áreas que se estendem de Ponte da Barca a concelhos vizinhos.

Nesta altura, precisou a fonte, os trabalhos visam apenas a prospeção, para apurar a quantidade de minério existente e a viabilidade de uma eventual atividade mineira.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Ponte de Barca explicou que a prospeção vai centrar-se nas serras do Oural e Amarela, neste caso à procura de metais preciosos como ouro e prata, mas também de volfrâmio ou estanho. Num outro ponto a prospeção será de quartzo, admitindo a presença no concelho de "um dos principais reservatórios da península ibérica".

"O que está a acontecer é o retomar da exploração mineira que existia no concelho e que foi há muito tempo abandonada. Aliás, temos locais onde há minas do tempo dos romanos, registos muito antigos da prospeção mineira em Ponte de Barca", apontou Vassalo Abreu.

O autarca afirma tratar-se de um "potencial que tem que ser aproveitado", assumindo que se as prospeções a realizar por investidores nacionais e estrangeiros apresentarem resultados positivos, a atividade mineira vai criar postos de trabalho e gerar receitas locais.

"Só nos resta ter a esperança que encontrem mesmo alguma coisa", rematou Vassalo Abreu.

O último dos três contratos, relativos a outras tantas licenças atribuídas em 2013 para o concelho, foi publicado em Diário da República na segunda-feira. Envolverá, durante três anos, um investimento de 210 mil euros na prospeção de volfrâmio, estanho, ouro, prata, cobre, zinco, chumbo, arsénio e antimónio, a realizar pelo grupo Klondike Gold.

Esta concessão, atribuída pela Direção-Geral de Energia e Geologia, envolverá trabalhos de prospeção numa área de 46,8 quilómetros quadrados, não só de Ponte da Barca como também pelo concelho vizinho de Arcos de Valdevez.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.