Festival Literário Fronteira, em Castelo Branco, homenageia Manuel Alegre e João Roiz

| País
Porto Canal com Lusa

Castelo Branco, 07 abr (Lusa) - O Fronteira - Festival Literário de Castelo Branco, cuja quarta edição decorre entre hoje e sábado, vai homenagear Manuel Alegre e o poeta albicastrense João Roiz.

Na sessão inaugural, que decorre hoje, às 21:30, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, vão ser homenageados Manuel Alegre e o poeta albicastrense do século XVI João Roiz, de quem se assinalam os 500 anos. A abertura ficará também marcada pela "noite dos poetas albicastrenses".

Entre os 21 convidados desta edição, especialmente dedicada à poesia, estão nomes como Manuel Alegre, Inês Pedrosa, José Eduardo Agualusa, Jacinto Lucas Pires, Nuno Júdice e Patrícia Reis, aos quais se juntam poetas albicastrenses como António Salvado, Manuel Costa Alves e João de Sousa Teixeira, entre outros, de acordo com a organização.

Na sexta-feira, realiza-se uma visita às escolas, com o tema "Vemos, ouvimos e lemos - as mil e uma maneiras de cruzar a fronteira das histórias", que conta com a participação dos autores Carlos Alberto Moniz, Luís Afonso, Sebastião Peixoto e Madalena Moniz, entre outros.

Para o final da tarde, às 18:00, está marcada, para a Biblioteca Municipal de Castelo Branco, uma sessão especial com Manuel Alegre, recém-distinguido com o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores.

O encerramento do festival realiza-se no sábado, às 21:30, com mais uma sessão especial, cujo convidado é Luís Represas, que irá recordar memórias e celebrar a palavra e a poesia cantada, sobretudo, de Florbela Espanca.

A organização do festival é da Câmara de Castelo Branco, com edição executiva da Booktailors.

CAYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Português morre em colisão rodoviária na Suíça

Um homem de 62 anos com nacionalidade portuguesa morreu, este sábado, em St-Gingolph, na Suíça, na sequência de uma colisão entre o motociclio que conduzia e o veículo ligeiro que seguia à sua frente, escreve o jornal suíço 24 Heures.

“Não há direito. 400 euros é muito dinheiro”. Imigrantes descontentes com AIMA

A decisão da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de pedir o pagamento antecipado dos custos do agendamento para concluir processos de regularização está a provocar a revolta nos imigrantes que contestam a medida unilateral.

Sistema de controlo de fronteiras afetado por problemas no 'datacenter' da AIMA

O sistema de controlo de fronteiras foi esta segunda-feira afetado devido a problemas no arrefecimento do ‘datacenter’ da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), revelou o gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna.