Encontro de escritores de Chaves é primeira iniciativa no Museu Nadir Afonso

| Norte
Porto Canal com Lusa

Chaves, Vila Real, 06 abr (Lusa) -- O encontro de escritores "Ponte escrita", entre os dias 15 e 17, é a primeira iniciativa a realizar-se no Museu Nadir Afonso, que a Câmara de Chaves quer inaugurar brevemente com a presença do Presidente da República.

O presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, disse hoje à agência Lusa que o encontro luso-galaico de escritores "vai utilizar pela primeira vez" o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, que foi projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Trata-se, na opinião do autarca, de um edifício que colocará a cidade no roteiro mundial da arte contemporânea e será mesmo, acrescentou, o "segundo ícone" de Chaves, depois da ponte romana construída há cerca de 2000 anos.

António Cabeleira referiu que, neste momento, se está a ultimar a exposição inaugural do espaço, que versará sobre a vida e a obra do pintor e arquiteto que nasceu em Chaves, chegou a trabalhar com os arquitetos Le Corbusier e Óscar Niemeyer e faleceu aos 93 anos.

O imóvel vai dispor de salas de exposição, auditório, biblioteca, arquivo, espaços para o espólio do artista e um atelier, que estará disponível para acolher temporariamente artistas provenientes de todo o mundo.

A inauguração deverá acontecer "antes do verão" e está dependente da agenda do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

As obras de construção do museu, situado numa das margens do rio Tâmega começaram em 2011. Entre algumas questões que levaram à demora da finalização do projeto, o autarca destacou os "longos meses" que se esteve à espera da certificação energética do espaço, considerando que se tratou de uma "demora absolutamente inconcebível".

António Cabeleira referiu que, no entanto, o edifício "já vai tendo vida", pois é lá que funcionam os serviços de cultura da autarquia, e frisou que agora se vai abrir ao público pela primeira vez com o "Ponte Escrita" pois pretende-se que o museu "sirva outras artes".

Esta iniciativa vai reunir na cidade, durante três dias, cerca de 20 escritores de Portugal e da Galiza, que vão visitar alguns dos locais mais emblemáticos deste território, como a ponte romana, o balneário termal, o castelo e o quilómetro zero da Estrada Nacional 2 (EN2) que atravessa o país até Faro.

Deste encontro resultará, com a participação dos autores, um livro de contos que será editado no final do ano e que se transformará no primeiro roteiro literário flaviense, pretendendo-se que seja uma forma diferente de ver Chaves.

Os autores convidados vão ainda participar em encontros com alunos das escolas, sessões de poesia e de contos abertas ao público.

Este intercâmbio conta com a participação de Anton Cortizas Amado, Cristina Carvalho, Elena Gallego Abad, Francisco José Viegas, Herculano Pombo, Inma López, João Madureira, José Carlos Barros, Tiago Salazar, José Fanha, Manuel Araújo, Nuno Camarneiro, Olinda Beja, Paulo Moreiras, Rita Taborda Duarte, Richard Câmara e Rui Vieira.

O projeto, impulsionado por Altino Rio, foi um dos vencedores da edição de 2015 do orçamento participativo do município. O período para apresentação de propostas para a edição 2016 decorre entre 02 de maio e 17 de junho.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.