Casal de Lousada deixa a psicologia e o estilismo para produzir doces tradicionais

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lousada, Porto, 05 abr (Lusa) - Uma estilista e um psicólogo abandonaram as profissões para se dedicaram, em Lousada, à preparação de licores, compotas, geleias e bolachas artesanais, que já exportam para Inglaterra e Dinamarca.

Ana Ribeiro, de 35 anos, e o marido, de 45, dedicam-se, a tempo inteiro, a cultivar frutas que usam nas doces iguarias que confecionam.

Há cinco anos, o casal herdou a Quinta do Souto, em Lodares, Lousada.

Sem projetos para o espaço e sem saberem o que fazer com a fruta produzida na quinta, Ana e o marido começaram a fazer produtos artesanais, aliados a produtos exóticos.

"O meu marido foi criado no Japão e veio com uma ideia diferente que aplica a cada receita que produz", contou à Lusa Ana Ribeiro, não escondendo a felicidade e prazer que a atividade lhe proporciona.

Ana e o marido começaram por participar em pequenas feiras realizadas em Lousada. Face ao sucesso imediato, o salto para os eventos de dimensão nacional ocorreu de forma natural e até proporcionou ao casal a oportunidade de exportar os seus produtos.

"A participação em várias feiras nacionais faz com que as empresas procurem os pequenos produtores e, em conjunto, fazemos a exportação. Nós produzimos e eles comercializam, ficámos todos a ganhar", adiantou Ana Ribeiro.

Ladeada de chocolates e licores, com a simpatia que usa para cativar os clientes, Ana Ribeiro admitiu à Lusa que o segredo dos produtos está nas mãos do marido.

"As receitas são inventadas por nós, sobretudo pelo meu marido, como é o caso do Licor de Amor, o único em Portugal feito com cerveja preta artesanal e canela", assinalou, orgulhosa.

A empresa que gerem exporta desde finais de 2015 para a Inglaterra e para a Dinamarca, mas o objetivo, diz Ana Ribeiro, é expandir o negócio, mantendo o comércio tradicional.

"O futuro é para continuar a crescer e desenvolver o negócio, com a exportação, não deixando o comércio tradicional, que me dá muito prazer", vincou.

Na quinta, onde tudo é feito de forma artesanal, o casal conta com a ajuda dos caseiros e de alguns colaboradores.

"A minha formação como estilista ajuda a criar uma imagem mais atrativa e bonita para as embalagens dos nossos produtos", observou Ana Ribeiro.

Os produtos de eleição do casal empreendedor são o Licor de Amor e a Geleia de Chocolate.

"São produtos procurados por pessoas de todas as idades", gracejou.

Ana Ribeiro deixou um incentivo às pessoas no sentido do empreendedorismo.

"Não desistam. Muitas vezes é preciso estar disposto a novos desafios e é isso que muitas vezes nos realiza", defendeu.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Proposta de consórcio do TGV coloca estação de Gaia em cima de curso de água e Reserva Ecológica

A nova localização proposta pela LusoLav para a estação ferroviária de alta velocidade em Gaia localiza-se por cima de uma ribeira, e por isso em zona de Reserva Ecológica Nacional, consultou esta quarta-feira a Lusa.

IP desconhece mudanças no TGV em Gaia e lembra que ainda não assinou concessão

A Infraestruturas de Portugal (IP) desconhece as alterações propostas pela LusoLav à estação de alta velocidade de Gaia e à ponte sobre o Rio Douro, lembrando que ainda não assinou o contrato de concessão com o consórcio.

ULS de Braga cria sacos para humanizar entrega de pertences de utentes falecidos

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga criou sacos personalizados para entregar os pertences dos utentes falecidos às suas famílias, numa perspetiva de humanização dos cuidados, foi esta quarta-feira anunciado.